CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃOO Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo, realiza a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo para as crianças de 1 ano a menores de cinco.
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO
O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo, realiza a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo para as crianças de 1 ano a menores de cinco. Os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças para receber a vacina, portando a Carteira de Vacinação.
O período de vacinação inicia no dia 06 e estende-se até 31 de agosto, na Unidade de Saúde.
No sábado, dia 18 de agosto, a Unidade de Saúde estará aberta para a vacinação das 8h às 17h.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, lesão cerebral e morte, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarréias e até infecções no encéfalo.
Transmissão do Sarampo
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através de gotículas virais no ar. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.
Transmissão da Poliomielite
O poliovírus pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. A doença é tão contagiosa que pode ser pega no ar, principalmente por pessoas que convivem com portadores do vírus. Quem tem poliomielite pode transmitir a doença semanas após a infecção.
Data de publicação: 03/08/2018