A Administração de Doutor Ricardo/RS, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, comemoraram no dia 30 de setembro de 2018, o 7º aniversário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A Administração de Doutor Ricardo/RS, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, comemoraram no dia 30 de setembro de 2018, o 7º aniversário do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também conhecido como Casa da Família é a porta de entrada as famílias ricardenses na Política de Assistência Social. É um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
O CRAS atende diversos públicos, famílias e indivíduos em situação grave desproteção, e vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento sócio assistenciais, contribuindo para o processo de emancipação social de seus membros e sua autonomia entre outros.
No Cras é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) que prevê acolhida, ações particularizadas, atendimentos individuais, visitas domiciliares, busca ativa, acompanhamento familiar continuado, oficinas com famílias, ações comunitárias, orientação sobre os direitos dos usuários e encaminhamentos para a rede socioassistencial, demais politicas públicas e outros. Os usuários também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Também é ofertado no CRAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que é um serviço realizado em grupos organizado a partir de percursos de modo a garantir aquisições progressivas a seus usuários de acordo com seu ciclo de vida a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir ocorrências de situação de risco social, possui caráter preventivo e proativo pautado na defesa e afirmação dos direitos e desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativa emancipatórias de superação das dificuldades.
Hoje são ofertados atendimentos coletivos no âmbito do PAIF – grupo “Bolsa Família”, com famílias integrantes do Programa Bolsa Família; “Arte para vida” “Arte em Pvc”, “Construindo sonhos”, sendo os três grupos com mulheres; grupo “Alegria de Colorir” para crianças; grupo de informática “Inclusão Digital para a melhor idade.
E na esfera do SCFV, os atendimentos coletivos ofertados são: grupo “Praticando Saúde” para idosos; grupo de dança para a Terceira Idade; grupo de convivência da terceira idade “Felicitá”, grupo “Somos especiais como você” – voltado às Pessoas com Deficiência- PCD`S, “Serviço de Convivência e Fortalecendo Vínculos” com crianças de 0 a 2, 2 a 3, 4 a 6, 7 a 8, 9 a 11 anos e grupo de teatro adolescentes de 12 a 18 anos.
Também é realizado o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoa Idosa “Sensibilidade e carinho com Terceira Idade”. Além disso, é efetuado em parceria com a Secretaria de Saúde o grupo “Partiu viver conviver”, tendo como público-alvo homens.
São realizadas reuniões intersetoriais entre as equipes da Assistência Social, Saúde, Educação e demais Secretarias e órgãos municipais, quando necessário, para discussão de casos, com o objetivo de traçar mecanismos de atendimento em rede às famílias ricardenses para superação de possíveis dificuldades.
Para todas estas ações, o CRAS disponibiliza de uma equipe de referência com técnicos para melhor atender a toda população.
Um espaço pensado com carinho desde seu início e hoje forma a família CRAS pela diversidade de grupos, projetos e ações desenvolvidas e que integram os nossos usuários.
Parabéns CRAS de Doutor Ricardo/RS, são 7 anos de acolhimento, dedicação, aprimoramento, escuta, inclusão, comprometimento, afeto, socialização, troca de experiência e saberes, coordenação, monitoramento e avaliação da política de assistência social assumindo o seu papel de disseminar conhecimento técnico, possibilitando ao município de Doutor Ricardo discutir suas realidades e buscar alternativas que garantam não só a qualidade dos serviços desenvolvidos pelos CRAS, mas, principalmente, a consolidação da política social em nível local. Quem ganha com todo esse trabalho são as pessoas de Doutor Ricardo/RS.
Data de publicação: 01/10/2018