Nesta noite de sexta-feira, 1º de março com auditório lotado, aconteceu o Fórum da Mulher Ricardense.

Nesta noite de sexta-feira, 1º de março com auditório lotado, aconteceu o Fórum da Mulher Ricardense. O evento atingiu as expectativas, alcançando os objetivos do evento, que foi conversar sobre atualidades que fazem parte do universo da mulher ricardense e de maneira geral, com mulheres ricardense e convidadas. Assuntos e dados informativos, tanto de avanços legais e humanos quanto preocupações e números que mostram realidades tristes e que precisam ser enfrentadas estavam na pauta do evento.

Mulheres ricardense foram parte efetiva participaram da roda de conversas as ricardenses Veridiana Alba, que falou sobre “mulher na agricultura e a experiência na política”. Ivanda Weber falou das “mulheres na melhor idade”. A rainha Laura Potrich fala de “mulher e juventude”.

As mulheres convidadas foram a juíza de direito da comarca de Encantado, Jaqueline Bervian, falando sobre o tema “Superando desafios na busca por direitos” e a delegada da Polícia Civil em Lajeado, Macia Scherer falando sobre “Formas de violência e direitos que estão presentes na vida da mulher”.

O ambiente criado com o fórum contagiou a todos os que prestigiaram, marcado pelas falas das mulheres ricardense com suas realidades e vivências e pelas experiências trazidas pela juíza e pela delegada. Foi perceptível o encantamento/emoção transmitidos após cada intervenção, reforçando a importância da realização do fórum e a forma que atingiu os objetivos, de realizar um evento que atraísse e despertasse na mulher ricardense o sentimento de valorização e grandeza sobre sua importância na vida da família, da comunidade e, em especial, na sua própria vivência, muito além das tarefas de casa e serviços que ela faz.

A juíza Jaqueline Bervian, ao ser questionada sobre o que fazer para diminuir os problemas de violência e outras questões que, infelizmente, fazem parte da vida das mulheres, ela destacou que o fórum “é uma plantinha do bem, uma florzinha que precisa ser regada todos os dias. Isso que está sendo feito aqui, de reunir a comunidade e colocar a mulherada, homens, adolescentes, juventude, a melhor idade, estar todos juntos conversando, entendendo sobre algumas situações é muito importante. É preciso trabalhar aos poucos para conversar sobre as realidades, não tem fórmula mágica, é preciso trabalhar a educação principalmente, trabalhando a família que é a base de tudo. O papel do poder público é muito importante, seja através da Saúde, Educação Assistência Social estando atentos as demandas e fatos que acontecem em casa, na escola ou na sociedade, isto pode ser o estopim para que algo muito maior aconteça. A mulher deve se amar, gostar de si mesma, tomar conta de si e de seu corpo, empoderar-se como mulher e ser humano que é.”

Sobre a força de superação da mulher, a delegada Marcia falou que “em relação ao empoderamento da mulher, temos um processo de educação que deve ser melhorado, temos que educar nossos meninos e meninas. Existe uma tradição de que os homens mandam e as mulheres obedecem e temos que quebrar isso. Não vamos deixar de lado nossas coisas boas de mulher, como empatia, a cooperação. O que uma mulher conquista, as outras também são beneficiadas. Temos que quebrar e superar alguns paradigmas e colocar em igualdade mulheres e homens, estando um ao lado do outro para dividir, construir e não um para mandar e outro para obedecer.”

A prefeita Catea Rolante agradeceu a todas as mulheres que participaram do fórum, aos homens e familiares, a comunidade escolar, enfim, a todos que estiveram presentes no evento e falou às mulheres que compartilharam suas experiências na noite. “A palavra é gratidão e com o sentido ainda mais profundo depois do nosso fórum. As ricardense Veridiana, Laura e Ivanda, tenho certeza falaram com o coração e contribuíram para valorizar nosso fórum, cada uma com sua realidade e vivências ricas e com muita propriedade naquilo que transmitiram.” De maneira, também especial, agradeceu a juíza Jaqueline a delegada Marcia, “A Dra. Jaqueline que atendeu nosso convite, que atrasou as férias para estar conosco, demonstrando a relevância em relação ao tema mulher e por acreditar que atitudes como estas fazem diferença na vida da comunidade e na vida pessoal. A delegada Marcia, sempre colaborando e colocando situações reais sobre as nossas mulheres. Em nome da Administração Municipal, muito obrigada a todos. Nosso fórum atingiu os objetivos e nos colocamos à disposição no setor que for necessário para auxiliar a resolver problemas e melhorar a qualidade de vida dos nossos ricardenses!”

A realização do Fórum da mulher Ricardense é mais uma realização do Plano de Governo da Administração Municipal, demonstrando a importância da mulher e sua vida em relação a si mesma, em relação a família e a vida social.

Data de publicação: 04/03/2019