Na noite de segunda-feira, 13 de maio, aconteceu a abertura da 7ª Stimana Taliana com a reza do terço com as ladainhas em latin na Igreja Matriz e seguiu na Casa do Filó com a mensagem das autoridades, bênção e a partilha de comidas e bebidas típicas....
Na noite de segunda-feira, 13 de maio, aconteceu a abertura da 7ª Stimana Taliana com a reza do terço com as ladainhas em latin na Igreja Matriz e seguiu na Casa do Filó com a mensagem das autoridades, bênção e a partilha de comidas e bebidas típicas. O grupo de cantoria Amicci del Filó participou do terço entoou canções enquanto se partilhavam os alimentos. Ao meio dia o grupo de dança da melhor idade organizou o almoço típico com polenta, fortaia, porco cozido na panela, radicci, queijo entre outras comidas e bebidas.
A Casa do Filó está caracterizada com fogão a lenha, onde se faz pinhão e amendoim na chapa, o salame pendurado, ferramentas e utensílios, quadros demonstrando a religiosidade, enfim, um ambiente para estar e recordar/vivenciar sentimentos e partilhar experiências, valorizando a história, a originalidade, a religiosidade deixada pelos imigrantes e mantido pelos ricardenses.
A prefeita Catea Rolante é entusiasta em ralação a toda a programação voltada ao filó realizada no mês de maio. “Já iniciamos nossa programação e convido a todos os ricardense e a região para prestigiar o que estamos fazendo na valorização da originalidade dos costumes. Cultivamos nossa tradição, religiosidade, costumes, partilha, as vestimentas, a boa conversa, o carinho e a amizade. É isto que temos que fazer, mostrar para nossas crianças o que era para que esse legado seja perpetuado por gerações. Estamos esperando a todos para fazer filó em Doutor Ricardo, a nossa “Terra do Filó”.
Na tarde de terça-feira, 14 de maio, alunos do 1º ao 5º Ano e professores da EMEF Olavo Bilac realizaram atividades da Casa do Filó, com apresentação de música, visitando e conhecendo os equipamentos e sua utilidade. Pela noite, a comunidade da Bonita Alta organizou o filó com o momento religioso e a partilha no salão da comunidade. Esta programação seria no capitel Dagostini, mas o tempo não permitiu.
Na quarta-feira, 15 de maio, pela tarde, integrantes dos projetos do CRAS “Construindo Sonhos” e “Arte para a Vida” realizaram o filó. Ao entardecer, a comunidade São Paulo preparou o filó, iniciando com a espiritualidade e continuou com a partilha de alimentos típicos, cantoria com a participação de gaiteiros.
O encerramento da programação será no dia 26 de maio, 8h30, com Missa de agradecimento, na Igreja Matriz.
Data de publicação: 15/05/2019