Na tarde e noite do dia 16 de agosto, a “Terra do Filó” realizou programação especial voltada ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Na tarde e noite do dia 16 de agosto, a “Terra do Filó” realizou programação especial voltada ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Pela tarde, na Emef Olavo Bilac, os italianos Gianluca Parise e Dra. Giorgia Miazzo palestraram sobre a História da Língua Talian , imigração italiana e cultura vêneta para alunos e professores.

As 19h, missa pela passagem do Dia Estadual do Patrimônio Cultural e bênção dos pãezinhos de São Roque na Igreja Matriz. No altar, alguns símbolos como a capelinha, terço, pão, vinho, polenta, cerrote, imagem de São Roque representando a religiosidade, a cultura italiana, símbolos que demonstram a gratidão aos imigrantes italianos, colonizadores, desbravadores que lutaram e construíram a história e deixaram o legado que está sendo valorizado em Doutor Ricardo. Após a palestra, aconteceu o filó no salão paroquial, com a partilha de comidas e bebidas características da “Terra do Filó”

Para a prefeita Catea Rolante o município vem há anos resgatando e valorizando o patrimônio cultural, como é o caso do Filó de Doutor Ricardo, da lígua Talian , ainda falada hoje .“Estamos convencidos que, ao celebrar a memória cultural da nossa gente, seja com nossos filós, a religiosidade, a língua que mantemos, enfim, mostramos que este patrimônio está muito ligado a nossa vida emotiva, que a dimensão vai muito além daquilo que vemos, está incorporado nas vivências cotidianas e, por isso, tem um valor muito precioso. Temos que valorizar e preservar.”

As secretarias da Cultura e da Educação realizaram a programação em conjunto. As palestras sobre a língua Talian , além de valorizar a cultura italiana e ser falada ainda hoje, é um patrimônio histórico imaterial. As palestras na escola foram realizadas, pois de acordo com a BNCC, o documento orientador municipal deve contemplar as diferentes culturas locais, inclusive a variação linguística, sendo o Talian (dialeto vêneto) a língua falada pelos imigrantes. Na  época da imigração, na região norte da Itália as pessoas não falavam a língua italiana oficial, mas sim, os dialetos, principalmente o vêneto.

ODia Estadual do Patrimônio Culturalé comemorado em 17 de agosto e tem a intenção de divulgar e promover o Patrimônio Cultural do Estado, aproximando e integrando a comunidade do debate sobre preservação patrimonial, visando o entendimento de patrimônio enquanto manifestação que une passado, presente e futuro como forma de valorização da identidade cultural. Seu reconhecimento, proteção e valorização, de forma a garantir a sua continuidade, torna-se um instrumento fundamental na construção da identidade social das novas gerações. A oficialização do Dia do Patrimônio no âmbito estadual é uma iniciativa de grande importância e representatividade e que demonstra o papel fundamental da cultura na formação de um Estado onde a cultura é um forte instrumento de desenvolvimento social e econômico.

“São Roque, santo protetor contra pestes e epidemias. Foi um exemplo de prática do amor ao próximo. O verdadeiro apóstolo da caridade, antes de se preocupar com a cura das feridas do corpo, procura cuidar em primeiro lugar do seu interior, de sua alma, do seu coração. Somente um coração curado é capaz de amar de maneira plena seu irmão. Pedimos proteção e intercessão desse Santo, para que possamos  servir e levar o amor de Deus a todos que precisam.”

Data de publicação: 19/08/2019