VACINAÇÃO DA AFTOSA – ATÉ 29 DE NOVEMBRO
VACINAÇÃO DA AFTOSA – ATÉ 29 DE NOVEMBRO
A secretaria da Agricultura e Meio Ambiente comunica a todos os produtores que Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa para bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, iniciou dia 1º e estende-se até o dia 29 de novembro. É importante que, antes de comprar as doses da vacina, o produtor informe-se na secretaria para verificar a quantidade de animais registrados e, após, comprar as doses certas.
A Nota Fiscal da compra deve ser apresentada na secretaria para fins de comprovação e quem não vacinar poderá ter problemas futuros com a Inspetoria Veterinária.
É importante destacar que desde 2001 o Rio Grande do Sul é considerado livre da doença com a vacinação dos animais e a conscientização quanto ao controle da prevenção é fundamental. Por isso é importante vacinar o rebanho e informar a Inspetoria Veterinária.
O que é a Febre Aftosa?
A Febre Aftosa é uma doença viral grave e altamente contagiosa, podendo ocorrer em bovinos, suínos, ovinos, caprinos e outros animais de casco fendido (bipartido). Não afeta cavalos, cachorros, gatos ou seres humanos. Os sinais mais conhecidos da doença incluem vesículas, semelhantes a bolhas, que estouram num curto espaço de tempo e causam erosões na boca ou nos pés, resultando em salivação excessiva e/ou claudicação (manqueira). A febre aftosa provoca grandes perdas na produção de leite e carne, além de outros transtornos para os criadores, como impedir a comercialização de animais e seus Produtos/subprodutos – tanto a nível local, quanto internacional. Por ser uma doença com potencial para se alastrar rapidamente em amplos territórios, ocasionando graves consequências sociais e econômicas, a febre aftosa é uma das enfermidades de animais mais combatidas no mundo.
Data de publicação: 06/11/2019