TAIER É SÍMBOLO OFICIAL DA TERRA DO FILÓ
TAIER É SÍMBOLO OFICIAL DA TERRA DO FILÓ
A Administração Municipal enviou e foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de 9 de dezembro foi aprovado o Projeto de Lei 049/2019 que institui o Taier como símbolo oficial de Doutor Ricardo.
Para prefeita Catea Rolante “o Taier esteve presente na vida dos imigrantes e dos descendentes todos os dias na mesa das famílias e, até hoje, ele continua sendo utilizado ou guardado como recordação pela importância que tem. É um símbolo que retrata e valoriza ainda mais a história de nossa gente e os costumes lembrados, especialmente no Filó que acontece no mês de maio.”
Desde 2006, o Filó de Doutor Ricardo vem resgatando e valorizando os costumes, religiosidade, as tradições, enfim, o legado e a originalidade deixado pelos imigrantes italianos no município. A programação acontece durante o mês de maio, envolvendo as comunidades, escolas e visitantes.
A denominação “Terra do Filó” é reconhecida pela Lei Municipal Nº1580, de 16 de maio de 2014, pela Lei Estadual nº15.195, de 10 de julho de 2018, além de registro da marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. No ano de 2020 o Filó de Doutor Ricardo realiza a sua 15ª edição.
Doutor Ricardo é um município de hospitalidade destacada, que recebe e trata sua gente e os visitantes com humanidade, empatia e reciprocidade, com valores humanos, culturais, religiosos, turísticos, gastronômicos, entre outros.
Inserido no contexto da vida dos primeiros imigrantes de Doutor Ricardo, o Taier exprime sentido e sentimento em relação a importância que teve na vida e ao legado que ainda hoje existe. Ele transmite uma linguagem, tem significado profundo na gastronomia, pois era utilizado, praticamente, mais de uma vez ao dia, sendo a polenta um alimento indispensável no cardápio da família.
O Taier carrega saudades, sentimentos, imagens, recordações, convicções, valores, enfim, expressa uma identidade profunda da cultura, da história, da tradição e da originalidade mantida na Terra do Filó.
Em praticamente, todos os dias, a polenta feita de noite ia para o Taier , fazia parte do jantar e, no outro dia, no café da manhã, era brustolada para ovos, salame, queijo, enfim, estava na mesa ao amanhecer e à noite. Por vezes, também no almoço.
O Taier não tem limites de interpretação, pois ele propõe, instiga, é lembrado e, ainda hoje, um utensílio que faz parte da cozinha dos descendentes. É feito de madeira, podendo ter formato arredondado ou quadrado e o tamanho e a espessura, proporcional ao tamanho da família.
O folder de divulgação do município tem formato de taier, divulgando as potencialidades de Doutor Ricardo e valorizando a “Terra do Filó”.
Data de publicação: 10/12/2019