ADMINISTRAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM EMPRESAS – PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

ADMINISTRAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM EMPRESAS – PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Ao final da tarde de 31 de março, a Administração Municipal convocou proprietários ou responsáveis do comércio, autônomos, indústria, bares, restaurantes, enfim, todos os que possuem atendimento ao público, com um representante de cada estabelecimento para reforçar informações acerca da preocupação em prevenção ao coronavírus, conforme decretos municipais, que seguem recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e governo do estado do Rio Grande do Sul. A prefeita Catea Rolante coordenou a reunião, juntamente com o vice-prefeito Alvaro Giacobbo, o assessor jurídico Sebastião Silveira e funcionários.

Conforme decretos municipais, o que pode funcionar são farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, mercados e supermercados, restaurantes, padarias, bancos e postos de combustíveis, oficinas mecânicas e outros considerados essenciais, conforme DECRETO Nº 55.154, DE 1º DE ABRIL DE 2020, do Governo do Estado, desde que cumpram as medidas de higienização em geral, sendo que cada estabelecimento é responsável pelos cuidados e prevenção ao coronavírus.

Na reunião e em conformidade com o que havia ficado definido em reunião com os prefeitos da AMVAT, o comércio teria permissão para funcionar, com algumas restrições, porém, na mesma noite, 31 de março, o governador fez pronunciamento onde veta o funcionamento do comércio em todo o Estado.

Estão sem permissão de funcionamentos bares, aglomeração de pessoas, e demais locais que exploram jogos de qualquer natureza, também conforme o DECRETO Nº 55.154, DE 1º DE ABRIL DE 2020, do Governo do Estado. Não cumprindo o que está determinado, poderá resultar na cassação do Alvara de Localização.

A prefeita salientou que as disposições nos decretos devem ser observadas e continuam em vigor medidas de higienizar a cada 02 (duas) horas, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, as superfícies de toque (corrimão de escadas rolantes e de acessos, maçanetas, portas, inclusive de elevadores, trinco das portas de acesso de pessoas, carrinhos, etc.), preferencialmente com álcool em gel 70% (setenta por cento) e/ou água sanitária; manter à disposição e em locais estratégicos, álcool em gel 70% (setenta por cento), para utilização dos clientes e funcionários do local; manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionados limpos (filtros e dutos) e, quando possível, manter pelo menos uma janela externa aberta, contribuindo para a renovação de ar.

O funcionamento dos locais dos estabelecimentos previstos deve ser realizado com equipes reduzidas em sistema de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, bem como restringir o número de clientes concomitantemente, como forma de controle da aglomeração de pessoas.

A prefeita também observou que continuam suspensas, por prazo indeterminado todas as atividades escolares da rede de ensino municipal; a realização de eventos com aglomeração de pessoas a serem realizados em seu âmbito territorial; os atendimentos eletivos na Unidade Básica de Saúde, dando-se prioridade aos casos de urgência e emergência.

Também, visando a prevenção e o bem-estar, continua determinado o toque de recolher a partir das 20h até 6h da manhã do dia seguinte.

Data de publicação: 01/04/2020