Artesãos realizaram o primeiro encontro no auditório do Centro Administrativo

Artesãos iniciam organização

Na tarde de quarta-feira, 21 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal, cerca de 30 artesãos estiveram reunidos para o primeiro encontro. A secretária da Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo comentou sobre a importância da organização e da valorização do que vem sendo feito de maneira artesanal no município.

Cada artesão se apresentou e falou o que produzia ou o que teria interesse em fazer. Também foi reforçado sobre a importância de buscar conhecimento, valorização do que é produzido, além da organização para comercialização dos produtos.

O artesanato está diretamente ligado a questão cultural, sendo expressão artística particular, que carrega uma história que valoriza o que é produzido, sendo que algumas vezes por ser simples e fazer parte do cotidiano, parece não ter importância ou não receber devida importância. Possui um valor simbólico e identidade cultural de uma comunidade, de um grupo social que pode se tornar atrativo para comercialização. O artesanato pode ser uma fonte de renda que pode impulsionar a economia, incluindo o turismo.

Entre os presentes, relatos de já terem comercializado artesanatos para vários estados do Brasil, numa demonstração que existe potencialidade e demanda e que a organização pode alavancar o desenvolvimento e crescimento do artesanato em Doutor Ricardo.

A extensionista da Emater Renata Bigliardi falou sobre a importância do artesanato, tanto para lazer ou como fonte de renda. Renata foi homenageada, recebeu um mimo da Administração Municipal pelos serviços prestados junto a Emater em Doutor Ricardo. Ela está encerrando sua passagem pelo município ao final do mês de setembro, tendo o município de Encantado como próximo destino. “Foi um momento de valorizar o artesanato local como forma de fortalecimento da  identidade cultural do nosso município. Doutor Ricardo me recebeu de braços abertos, vou levar ótimas lembranças. Foi muito bom trabalhar aqui.”

Data de publicação: 22/09/2022