Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, e equipe do CRAS receberam capacitação da DPM

Conselho recebe capacitação

Na tarde do dia 15 de dezembro foi realizada capacitação EAD “ao vivo” pela DPM com o Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, e equipe do CRAS, tendo como tema norteador “A responsabilidade do controle social democrático no SUAS”. Exercer o controle social sobre a política significa participar ativamente do seu processo decisório.

O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação do Sistema Único de Assistência Social e dos recursos financeiros destinados à sua implementação. Uma das formas de exercício do controle social é a ação de zelar pela ampliação e pela qualidade da rede de serviços socioassistenciais de modo a garantir sua oferta para todas as pessoas que dela necessitarem.

“Uma capacitação neste formato é de suma importância, não somente para o CMAS, mas também para toda a equipe que atua no CRAS, pois existe uma vasta legislação que precisamos seguir, principalmente referente ao público prioritário e também referente aos recursos que o município recebe do governo federal e estadual, bem como o orçamento investido pelo município. A grande maioria da população não possui o conhecimento referente ao grande trabalho exercido no CRAS, a importância para a população e a legislação vigente. A equipe do CRAS e os conselheiros são os responsáveis para replicar essas informações para esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento da população.” Eliana Zenere Giacobbo, secretária de Assistência Social de Doutor Ricardo.

O Conselho de Assistência Social é um espaço onde Sociedade Civil e Governo estão em constante relação no processo de formulação, implementação e avaliação da política. Dada a importância do controle social para a efetivação do SUAS, a capacitação teve como objetivo o fortalecimento do Conselho de Assistência Social e o aprimoramento na execução da política de assistência social a nível municipal.

Data de publicação: 20/12/2022