Governo do Estado/RS homologou e Governo Federal reconheceu Situação de Emergência

Governo Federal reconhece Situação de Emergência

A estiagem continua preocupando os moradores de Doutor Ricardo e causando prejuízos que já somam, aproximadamente, R$10 milhões. O município decretou Situação de Anormalidade, pelo DECRETO Nº 05/2023, nas áreas do município afetadas pelo evento adverso estiagem - COBRADE 14110, conforme Portaria nº 260/2022 – MDR.

O Governo do Estado/RS homologou a Situação de Emergência através do Decreto Nº 56.879, de 31/01/2023. O Governo Federal reconheceu a Situação de Emergência em decorrência da Estiagem, através da Portaria Nº 642, de 08/02/2023.

“As chuvas são uma bênção, mas não estão resolvendo o problema da água.  A estiagem está causando perdas de grande porte, já na casa dos R$10 milhões em prejuízos. É muita perda. Estamos fazendo o possível para minimizar, inclusive verificando a possibilidade da perfuração de poço artesiano para atender melhor a demanda da água.” Alvaro Giacobbo, prefeito de Doutor Ricardo.

Pelo terceiro ano consecutivo, o município, assim como outras regiões, é atingido pela estiagem e está somando prejuízos com as perdas nas culturas de verão, comprometendo o abastecimento de água na cidade e interior.

A secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a Emater monitoram permanentemente a situação dos produtores, sendo que vários estão recebendo água via caminhão-pipa para abastecer a produção dos que  trabalham com suínos, aves e bovinos. Também, famílias estão sendo acompanhadas em relação a água para o consumo. As maiores perdas estão nas culturas do milho, grãos, silagem, soja e erva mate, bovino e a produção leiteira.

Data de publicação: 13/02/2023