Com 20h, curso foi teórico e prático

Produtores participam de curso sobre aplicação de Defensivos Agrícolas

Durante os dias 20 a 22 de março, no auditório da prefeitura municipal, aconteceu o curso que detalhou sobre a aplicação correta e segura de defensivos agrícolas (NR-31). O curso era uma demanda da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, que proporcionou aos produtores que participaram conhecimento relação aos defensivos agrícolas, os cuidados, manejo e técnicas na aplicação, visando a aplicação segura e os cuidados com a saúde. O curso foi realizado pela Administração Municipal, em parceria com o STR e Emater.

Os 12 produtores que participaram irão receber o certificado do curso, que teve 20h de duração, incluindo parte teórica e prática. Na parte teórica foi abordado sobre o deposito de embalagens cheias e vazias, transporte correto, preparo da calda entre outros. Já a parte prática aconteceu no pátio da prefeitura e na propriedade de Vinicius Fraporti, sobre como realizar a regulagem e calibragem do pulverizador, os equipamentos de pulverização, descarte, limpeza e manutenção das roupas, tipos de pulverizadores, tipos e pontas de bicos.

“Quero agradecer aos nossos produtores que participaram do curso. Considero de grande importância ter conhecimentos e saber como aplicar corretamente os defensivos agrícolas. As vezes um detalhe que aprendemos vai reduzir a quantidade de produto aplicado e diminuir o custo para a compra. Vamos ofertar mais cursos e queremos que mais produtores participem. A tecnologia ajuda, temos que saber utilizá-la. A Administração Municipal vem trabalhando para melhorar a infraestrutura e na busca de novos conhecimentos que auxiliem para melhorar os serviços, proteger a saúde e melhorar a qualidade de vida. Muito obrigado a todos.” Alvaro Giacobbo, prefeito Municipal de Doutor Ricardo.

“Agradeço aos produtores por terem dedicado esse tempo para aperfeiçoar o conhecimento na aplicação e manuseio dos defensivos agrícolas, ao Senar, STR e Emater pela parceria na realização do Curso. Com certeza o aprendizado teórico e prático adquirido vai ajudar muito na aplicação dos defensivos nas diversas culturas desenvolvidas nas propriedades, auxiliando na melhor forma de aplicar respeitando as normas e condições climáticas para aplicação dos mesmos.” Ismael Potrich, secretário da Agricultura e Meio Ambiente.

“O curso de NR31 comportou a parte teórica e prática, onde comentamos também sobre a questão legal, onde todo o produtor que aplica o defensivo precisa do curso de NR31. No caso de produtos hormonais, que vai começar a valer a partir de 2026, o produtor vai precisar do curso para comprar e fazer um cadastro para poder aplicar esses defensivos.” Leandro Marcelo de Oliveira, Instrutor Senar

“O curso ofereceu conhecimento sobre a manipulação e uso dos produtos, assim como o transporte, armazenamento, regulagens e aplicação, com a preocupação de tornar o processo mais seguro. A iniciativa busca reduzir a contaminação humana e do meio ambiente que envolve este tipo de operação, bem como reduzir os custos e o desperdício dos produtos pela má aplicação e também evitando prejuízos em culturas sensíveis. Desta forma busca alcançar a qualificação dos produtores rurais na utilização de novas tecnologias importantes na hora da tomada de decisões que visam reduzindo assim os custos e trabalhando de forma mais sustentável.” Paulo Roberto Severgnini, extensionista da EMATER/RS-ASCAR

“Foi muito bom o curso, aprendemos muito mais do que a utilização correta dos EPI, as aulas práticas como a calibração de pulverizadores com certeza foi um diferencial dos outros cursos, as pontas de bico corretas para cada tipo de defensivo, e com as novas tecnologias que o mercado vem lançando, um exemplo é a soja conkesta (soja que permite a aplicação pós emergencia de herbicidas como 2,4-D, glifosato e glufosinato de amonia) foi nos  apresentado a ponta de bico correta a aplicação desses herbicidas. O defensivo não é o problema, o problema é a forma que é aplicado.” Vinicius Fraporti, produtor rural.

Data de publicação: 22/03/2023