Administração continua buscando formas de resolver, minimamente, a situação de pessoas e da infraestrutura.
Administração Municipal trabalhando para minimizar os danos causados pelas enchentes
A Administração Municipal através do Grupo de Gestão de Riscos Climáticos, da Defesa Civil, envolvimento de todas as secretarias municipais e voluntários, vem trabalhando para minimizar os efeitos dos danos causados pelas enchentes no município. E são várias frentes de trabalho com envolvimento direto da servidores da administração pública e colaboração de voluntários para ir atendendo as demandas que são mais urgentes e as que exigem mais dedicação.
A reconstrução de estradas continua, com muitos pontos a serem reabertos, limpos até ficarem com condições de tráfego. Além de máquinas do município, algumas estão locadas para agilizar os serviços. A equipe técnica continua emitindo relatórios que são enviados a órgãos governamentais estaduais e federais para demonstrar a situação do município em relação a pessoas atingidas e aos danos causados pelas cheias e, também, solicitar recursos para a realização de obras e serviços básicos para resolver minimamente a situação das pessoas e da infraestrutura.
Ao final do dia 27/05, o prefeito Alvaro Giacobbo participou de reunião virtual com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, onde o prefeito relatou sobre a destruição e danificação de habitações, sobre o cenário atual do município. O objetivo foi realizar um levantamento de dados para a reconstrução.
Alguns serviços/ações que foram e continuam sendo feitos pela Administração Municipal:
- Solicitação de Cofinanciamento federal para serviço como locação de imóveis para aluguel social;
- Cadastro dos beneficiários do Programa Volta Por Cima;
- Cadastro dos abrigados e desalojados para o PIX SOS/RS;
- Cadastro de pessoas do Auxílio Reconstrução RS;
- Cadastro para reconstrução de bueiros, pontilhões e pontes no S2ID (Defesa Civil);
- Cadastro de necessidades de habitações no Ministério das Cidades;
- Cadastro de habitações destruídas no S2ID (Defesa Civil);
- Levantamento e ofício à RGE dos desabrigados e desalojados para análise da suspensão do faturamento de contas de energia elétrica;
- Contato direto com a RGE para restabelecimento da energia elétrica em todos as comunidades e Centro do município;
- Solicitação de recursos para recuperação de estradas no S2ID (Defesa Civil);
- Solicitação de maquinários para recuperação de estradas no S2ID (Defesa Civil);
- Recebimento, organização e entrega das doações;
- Alojamento, atendimento e assistência aos desabrigados, dasalojados e atingidos;
- Levantamento das áreas de risco;
- Pareceres e estudos sociais, reuniões da Grupo de Gestão de Riscos Climáticos, reuniões com governo, ministros e técnicos do Estado e da União;
- Triagem de doações e ajuda humanitária aos nossos munícipes dos municípios vizinhos;
- Outras ações afins.
Retirada de agasalhos
Sobre a retirada de roupas e agasalhos, quem precisar deve passar no CRAS, pegar a autorização e retirar no Ginásio Paroquial. Vai ter esse atendimento até na sexta-feira, 31/05
Quem precisar deve providenciar esta semana e a partir de segunda-feira,03/06, a retirada de roupas retorna sob responsabilidade do Conselho Tutelar.
Data de publicação: 30/05/2024