Turismo Rural pode gerar novas oportunidades

EQUIPE FAZ VISITA TÉCNICA PARA CONHECER CASE DE SUCESSO E PROJETO TALIAN EM ROLANTE/RS

No dia 20 de junho, alguns servidores da prefeitura de Doutor Ricardo foram para o município de Rolante/RS para conhecer como foi a implantação do turismo naquele município, com relatos de cases de sucesso e também para trocar informações sobre a implantação do projeto da cultura do Talian.

O roteiro foi acompanhado por Fábio Stumpf, diretor de Turismo e Ivan Both, assessor do Departamento de Turismo. Primeiramente a equipe foi recepcionada e direcionada para a Secretaria da Educação onde foi feita uma apresentação de como foi iniciado o trabalho no município a partir do ano de 2014, partindo com um roteiro de cicloturismo, a implantação de associações, agroindústrias, projetos culturais, gastronômicos, festivais, pontos turísticos como praças, cascatas, capitéis, igrejas, caminho das pipas (vinícolas), implantação de espaços para eventos e acomodações para o pernoite dos turistas e assim seguindo com uma diversidade de projetos para o futuro.

Após, foi realizada visita a propriedade de uma família que investiu em chalés e serviço de alimentação no interior, oferecendo um ambiente para o descanso em meio à natureza. Também foi visitada uma cascata, ponto turístico do município, onde os moradores próximos oferecem a possibilidade de aluguel de chalés e pequenas casas para quem quiser desfrutar daquela beleza natural e a tranquilidade do interior.

Para o prefeito Alvaro Giacobbo, “a Administração Municipal está determinada no desenvolvimento do turismo como fonte de oportunidades. Estamos iniciando e é importante buscar conhecimento, vivenciar e perceber que o resultado é fruto de muito trabalho. Estamos iniciando e nosso objetivo é oferecer caminhos aos nossos empreendedores, o que, com o tempo, vai valorizar a propriedade, gerando retorno financeiro e a manutenção das famílias no meio rural.”

“No salão da comunidade de Boa Esperança fomos recepcionados pela Enóloga Josiane Sbardelotto e a professora Lisiane Prezzi que trabalham desde 2017 em um projeto de resgate à cultura Taliana de Boa Esperança, as quais estão fazendo curso da Língua Talian ‘Cucagnha – Scola de Talian’, curso inédito oferecido pela Unicentro, que também está sendo realizado por um grupo de estudo no nosso município. O projeto de resgate à cultura é realizado naquela comunidade, pois é a única comunidade de descendentes de italianos no município, onde todos se engajam e trabalham unidos para a preservação e resgate dos costumes e história vivida, inclusive registrando na forma de vídeos e livros. Só temos a agradecer às pessoas que nos recepcionaram em Rolante, pois ficaram à disposição o dia todo, foram muito solícitos e disponibilizaram todas as informações solicitadas. Posso dizer, em nome da equipe que essas viagens técnicas são muito importantes, pois buscamos informações de projetos e trabalhos que deram certo, pessoas que já possuem uma grande experiência em liderar projetos e empreendimentos, assim as pessoas/famílias que desejam investir, poderão buscar mais informações e detalhes junto a esses empreendedores”, relatou a secretária de  Cultura Turismo  e Esporte, Cristiana Dadalt.

Data de publicação: 21/07/2021