Câmara de Vereadores aprovou e lei será publicada

Terno de Reis “ECO DA NOITE” integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Município
Em sessão solene da Câmara de Vereadores de Doutor Ricardo do dia 07 de agosto, foi a provado o Projeto de Lei Nº034/2023, de 12 de julho de 2023, ficando tombado como patrimônio cultural imaterial do Município de Doutor Ricardo o grupo do Terno de Reis “Eco da Noite”, além de instituir no calendário municipal de eventos, data para as comemorações do Terno de Reis a ser realizada anualmente, entre o mês de dezembro a janeiro de cada ano. A Lei Municipal ainda será publicada pela Administração Municipal.

A história do Terno de Reis “ECO DA NOITE”
A tradição do Terno de Reis foi trazida para a América Latina pelos colonizadores Portugueses, Espanhóis e Luso-Açorianos, mantida em vários estados do Brasil e presente no município de Doutor Ricardo, onde os imigrantes italianos que aqui chegaram, por serem fortemente católicos, celebram o dia em que os três reis magos, seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar saem à procura do Menino Jesus levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis – tradição essa incorporada no Brasil e que aqui tomou suas próprias formas.

O município de Doutor Ricardo já teve vários “Ternos de Reis”, tendo inclusive anos em que dois ternos visitavam as famílias. A comunidade local sempre valorizou a mensagem de paz e união que os grupos transmitiam e transmitem. No ano de 2014, foi criado o terno de reis “Eco da Noite”, o qual surgiu de um desafio de cantar o canto de reis nas famílias do município, lançado pelo prefeito da época senhor Alvimar Luiz Lisot. Assim, houve o empenho e a busca por integrantes que quisessem fazer parte do grupo. A partir deste ano, foram disponibilizadas camisetas e ofertado transporte aos integrantes até as casas, e por um determinado período passou a fazer parte do calendário de eventos do município.

A partir do ano de 2014 até os dias de hoje o terno passa a visitar as famílias que solicitam a sua visita. Hoje o “Terno de Reis “Eco da Noite”, conta com a participação de 10 integrantes, que cantam, saudando a família, rezam juntos em agradecimento ao ano que se finda e pedem bênçãos para o ano vindouro.

A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus. A cantoria então é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas partilhadas e fazem uso do momento para recordar histórias e canções. Enfim, a emoção, a alegria e muito canto fazem parte de cada família visitada. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida.

São momentos importantes na história do município, momento de reviver e valorizar a nossa história, manter viva as nossas manifestações culturais e em cada família o ambiente é diferente e isto valoriza ainda mais a mensagem que o terno de reis “Eco da Noite” busca transmitir a cada ano.

Os ternos de reis ou folia de reis como é chamado em algumas localidades, é uma tradição cantada em várias partes do Brasil e em vários municípios do estado do Rio Grande do Sul, com maior ou menor intensidade, em determinadas regiões. No município de Doutor Ricardo essa tradição também se mantém viva, por isso a importância do reconhecimento, para que essa herança cultural não se perca e continue sendo valorizada. Diante disso, a partir da aprovação da Lei, será possível que o Terno de Reis consiga captar recursos para a profissionalização do grupo e aquisição de trajes, instrumentos, acessórios, entre outros.

Tamanha importância e relevância de tornarmos o terno de reis patrimônio histórico o do município de Doutor Ricardo, tendo em vista que o governador do estado Eduardo Leite sancionou o projeto de Lei 170/2018 que reconhece como relevante interesse cultural do estado do Rio Grande Do Sul o Terno de Reis.

Acredita-se, também, que marcos e iniciativas são importantes no cuidado com o patrimônio cultural local, em prol de sua conservação, e é fundamental que as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural sejam feitas com participação social, buscando ampliar a noção do que são nossos bens culturais, agora sob a perspectiva das responsabilidades e motivações com relação ao patrimônio.

A cultura popular deve ser respeitada e entendida como forma de se garantir as condições materiais de cunho artístico e cultural necessárias ao povo. Sabe-se que o idioma, as gírias e variações linguísticas, a religião, as festas populares, as festas religiosas, a dança, a música, as lendas e crenças populares, e a culinária são manifestações culturais que identificam determinadas sociedades e são exemplos de um patrimônio que não pode ser tocado, mas que faz parte da história de um povo. Patrimônio é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural.

Data de publicação: 08/08/2023