Encontro foi de integração entre as famílias dos adolescentes

Encontro com os pais em comemoração ao Dia Nacional do Adolescente

Na noite de 13 de outubro, no auditório da UBS, aconteceu um encontro entre os pais dos adolescentes que participam do grupo ‘Trocando Saberes na Adolescência’. Uma noite para estar ainda mais próximos e integrar as famílias dos adolescentes que participam do grupo. O encontro foi em comemoração ao Dia Nacional do Adolescente, que é comemorado em 22 de setembro, e serviu para divulgar sobre os temas abordados dentro do grupo a partir de ações e estar mais próximo as famílias.

Além dos adolescentes e familiares, estavam presentes o prefeito Álvaro Giaccobo, o vice-prefeito Leandro Vian, o secretário de Saúde Soemar Santin e equipe que coordena o projeto, representantes do Conselho de Tutelar, membros do Conselho de Saúde, Emater e Direção das Escolas.

O projeto do grupo ‘Trocando Saberes na Adolescência’ tem como objetivo formar grupos reflexivos com os adolescentes interessados em participar, pois foi observada a importância de realizar trabalhos com esse público a fim de trabalhar as inúmeras e complexas questões que se apresentam nesta fase da vida. Foi constituído em 2015 e os encontros são realizados na Unidade Básica de Saúde de Doutor Ricardo a cada 15 dias.

É dar visibilidade à saúde do adolescente, bem como, sensibilizar os serviços e os profissionais de saúde para as particularidades da abordagem e do atendimento a essa criança s. Também busca-se promover a participação e o protagonismo juvenil especialmente no que se refere aos seus direitos, principalmente os relativos à saúde. Fortalecer a saúde dos jovens permite que eles ingressem na vida adulta com mais habilidades para servir suas comunidades de forma produtiva, estimulando o crescimento econômico. Além disso, muitos hábitos prejudiciais são adquiridos cedo na vida, e se tornam sérios problemas de saúde na idade adulta. Soemar Santin, secretário da Saúde.

As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. Essa adesão significa o compromisso em planejar intersetorialmente e realizar ações com os adolescentes, em horário inverso da escola, considerando indicadores de saúde e de educação que refletem na prevenção do adoecimento, o uso de álcool e outras drogas, da violência, da gravidez na adolescência e doenças transmissíveis, escolhas profissionais, socialização entre outros temas de seus interesses.

Este projeto é aberto a todos os adolescentes, tendo como objetivo de fornecer assuntos que angustiam e despertam curiosidades, sobre a necessidade que o adolescente tem de falar de suas emoções, dúvidas, conflitos, entre outros assuntos de interesse.

O grupo funciona em parceria com profissionais da equipe de Saúde e outras secretarias. É construído num ambiente que privilegie o diálogo com oportunidades de questionar e analisar situações. Com esse trabalho em equipe esperamos ajudar no conhecimento e aprendizado, focando sempre a prevenção.

Data de publicação: 26/10/2023