Destaque para os projetos que vem sendo desenvolvidos no município: Emater na Escola, Pomar Comunitário e Jardim do Futuro

Município apresentou práticas e resultados de projetos em seminário estadual

No mês de setembro, nos dias 18 e 19, o município de Doutor Ricardo esteve representado no ‘IV Seminário Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável’ em Pelotas. Durante o evento apresentou o ‘Painel III - Educação Ambiental: Práticas e Resultados no Município de Doutor Ricardo’. O painel foi apresentado pela secretária da Assistência Social Eliana Zenere Giacobbo, pelo técnico da Emater Paulo Severgnini e pela assistente social Daiane Pereira. Abordaram sobre os projetos que vem sendo desenvolvidos no município: Emater na Escola, Pomar Comunitário e Jardim do Futuro.

O projeto ‘EMATER na Escola’ iniciou em 2017, sendo uma ação educativa voltada ao meio rural, buscando incentivar os alunos, filhos de agricultores, a investirem em suas propriedades. Acontecem visitas que visam proporcionar aos estudantes momentos e experiências com empreendedores do município, apresentando a eles que, com empenho e dedicação, se consegue atingir os objetivos.è realizado pela Secretaria da Educação, em parceria com a EMATER.

O ‘Pomar Comunitário’ surgiu na época da pandemia e está relacionado na segurança e soberania alimentar das famílias do município, em especial as que estão em situação de vulnerabilidade social. Nos encontros realizados em parceria entre o CRAS, CMAS e Emater, são abordados temas ligados as necessidades da famílias como oficinas de hortaliças/pomar comunitário. O público alvo do projeto são as famílias do Grupo PAIF com beneficiários do Programa Federal Bolsa Família.

O ‘Jardim do Futuro, iniciou em julho de 2021, também em época da pandemia da Covid 19, com as ações realizadas ao ar livre. É um projeto intersetorial realizado em parceria entre secretarias e a Emater, com apoio do Sicredi. É direcionado aos bebês ricardenses que realizaram sete consultas do pré-natal, além do acompanhamento na gestação. No jardim, cada família planta uma muda de árvore que é identificada com o nome do bebê e de sua família. O Objetivo é o de mobilizar as famílias e a comunidade ricardense sobre a importância da atenção e cuidado com os primeiros anos de vida, visando o pleno desenvolvimento infantil e despertar a consciência ecológica da população, através do plantio de uma árvore a cada criança que nasce. É mais uma forma de valorizar a vida na primeira infância, além de estimular a realização e acompanhamento do pré-natal, a relação de afetividade homem/natureza, com o meio ambiente.

“O Seminário foi um momento oportuno para trocas de experiências de práticas interdisciplinares que envolvem o desenvolvimento sustentável. O município vem adotando ações neste sentido ao desenvolver projetos nas diversas áreas de atuação, como assistência social, saúde, educação, entre outras secretarias, com base na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Sabemos que quando há uma crise climática ou outras situações que conjecturem calamidade pública, toda a população é atingida de alguma forma, mas as famílias em situação de vulnerabilidade social são as primeiras a serem afetadas, por isso a importância de projetos voltados a soberania e segurança alimentar, à promoção social, bem como, projetos que  estimulem a consciência ambiental e  os princípios da dignidade humana para uma mudança de comportamento da população no meio  em que vivem, a fim de mitigar e evitar danos na natureza, ainda, para viver em uma sociedade mais justa e igualitária. Desta forma, promovendo o exercício da cidadania, através da união e valorização das diversas áreas de conhecimento, com vistas à uma sociedade mais sustentável e humanizada!” Daiane Pereira, assistente Social.

O evento reuniu entidades e interessados na promoção da agricultura ecológica para produzir alimentos saudáveis em locais sustentáveis. É promovido pelo Fórum Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, em parceria com a Embrapa, Emater/RS-Ascar e Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), e conta com o apoio de diversas instituições e pessoas engajadas no tema.

Data de publicação: 08/10/2024