Internet está chegando em todas as comunidades do interior

Interior com sinal de internet

Programa de Doutor Ricardo para o Mundo permite acesso à internet para localidades do interior do município. Desde o ano de 2021 a Administração Municipal Compromisso de todos vem trabalhando para disponibilizar sinal de internet a todos os moradores do interior do município.

O programa consiste em a Administração auxiliar nos custos para a chegada do sinal de internet até as comunidades e depois cada morador arcar com os investimentos para instalação em suas propriedades.

Durante os dois anos da Administração o sinal foi disponibilizado às famílias das comunidades de Linha Zeferino, Linha Bonita Alta, Linha João de Melo, Linha Bonita Baixa e Linha Santa Lúcia.

Nas comunidades de Linha Zeferino e Santa Lúcia o sinal é via fibra ótica o qual resultou em investimento de R$ 51.700,00 e nas demais localidades via rádio com investimento total de R$ 11.315,00.

O sinal de internet na comunidade de Santa Lúcia chegou na última semana e a empresa estará nos próximos dias passando pelas residências para conversarem com as famílias.

Para a moradora Francieli de Marchi: “Era uma demanda, principalmente da época da pandemia, para as crianças estudarem. Com a chegada da fibra óptica o sinal da internet melhorou muito e hoje, as crianças usam bastante para estudar e fazer o curso de inglês, também é utilizada os trabalhos na agricultura”.

Já para o avicultor Leonardo Vanzetta: “A chegada da fibra óptica ajudou nos trabalhos da propriedade, pois o sinal ficou mais estável. Instalei câmeras de videomonitoramento e consigo posso acompanhar e realizar alguns ajustes referente aos aviários de dentro de casa, através aparelho de celular”.

O prefeito Alvaro Giacobbo fala da importância deste trabalho para o município: “O sinal da internet para o interior é uma das prioridades do nosso governo, pois sabemos que hoje a internet não é um luxo, mas uma necessidade para realizar diversas ações também no meio rural. A utilização serve para estudar, fazer um curso, buscar informações, estar em contato as pessoas em todo mundo, para emitir nota fiscal eletrônica e muito mais.  Pensando no turismo também, não tem como pensar em investir sem ter o sinal da internet. Precisamos acompanhar o ritmo da região e do mundo todo. Sabemos que ainda temos locais que precisam de investimentos, mas estamos trabalhando, juntamente com as empresas fornecedoras e vamos continuar até o sinal atingir todas as residências do município.”

Cada pessoa, cada família possui diferentes demandas em relação a utilização da internet e, por isso, a Administração Municipal continua empenhada em sanar dificuldades encontradas para chegada do sinal nas comunidades de Linha São Brás, Rio Verde e Pompeia, que também deverão ser atendidas.

Data de publicação: 01/09/2022