Três ricardenses participam de curso inédito da língua Talian

MUNICÍPIO PARTICIPA DO CURSO INÉDITO DE LÍNGUA TALIAN OFERECIDO POR UNIVERSIDADE

No mês de maio deste ano foi divulgado ao grupo de profissionais da educação do município e algumas pessoas admiradoras da língua Talian, um curso oferecido pela ASSODITA (Associação dos difusos do Talian) para participarem, via internet, dos Filò Formativi, a serem realizados nos meses de maio e junho deste ano.

O objetivo dos Filò Formativi foi motivar pessoas a serem professor/difusor e para ser aluno de Talian. Nos cinco Filòs realizados on line foi realizada a apresentação do Curso universitário Cucagna Scola de Talian, realizado de forma virtual, EAD e gratuito para interessados de toda a região Sul do país. Uma parceria entre a ASSODITA e UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. No dia 14 do mês de junho foi aberta a inscrição, de forma on line, para interessados no curso, sendo que foram oferecidas 100 vagas. Em tempo recorde todas as vagas foram preenchidas, deixando mais 130 pessoas interessadas na lista de espera. Três pessoas do município conseguiram inscrição: Marina Giacobbo, Eliana Giacobbo e Alexei Giacobbo.

“Encaminhei a possibilidade para o grupo de profissionais da educação e para algumas pessoas que gostam da cultura da língua Talian do nosso município e conseguimos três vagas para termos um grupo de estudo em um curso inédito oferecido por uma Universidade. O curso que iniciamos é referente à gramática da Língua Talian I, realizado no segundo semestre de 2021, sendo que para 2022 está prevista a oferta de Língua Talian I e II e em 2023 Língua Talian III. As aulas são semanais pelo Google Meet, também utilizando a plataforma Moodle e também podemos contar com um livro que foi oferecido gratuitamente ‘Talian par cei e grandi’, o qual contêm as normas referentes à escrita da Língua Talian. Como município ‘Terra do Filó’ acredito ser muito importante buscarmos este conhecimento para preservar a cultura dos primeiros imigrantes, preservando assim também parte da história.  E participando do curso teremos muitas informações, materiais e normas para trabalhar “la lèngua dei nostri antenati’”, destaca a secretária da Educação, Eliana Zenere Giacobbo.

 

 

Data de publicação: 21/07/2021