Aulas iniciaram nas escolas municipais EMEI Amiguinhos do Coração e EMEF Olavo Bilac

Estudantes dão vida às escolas

Na segunda-feira, 13/02, as escolas municipais, a Emei Amiguinhos do Coração e Emef Olavo Bilac, que juntas contam com 140 alunos, retornaram as atividades letivas, dando mais vida às escolas com a volta da pré-escola e do Ensino Fundamental. As aulas na Emei, na modalidade creche, já haviam iniciado no dia 8 de fevereiro. Os alunos receberam a uma agenda personalizada com temática do ano letivo é “Juntos! Ligados pelo amor à educação”. O prefeito Alvaro Giacobbo, a primeira dama e secretária da Assistência Social e a secretária da Educação Laudiana De Bortoli, acompanharam o retorno nas escolas municipais.

A Educação Infantil conta com cinco turmas, inclusive, com turno integral para os alunos matriculados na modalidade creche. No Ensino Fundamental, a rede municipal tem turmas do 1º ao 9º ano. São 45 profissionais da educação, entre professores, monitores, estagiárias, psicóloga, psicopedagoga, funcionárias, motorista e equipe de apoio.

Conforme a secretária da Educação, Laudiana De Bortoli, durante as férias escolares, ambas as escolas receberam melhorias para o bom funcionamento do ano letivo de 2023. Foram adquiridos materiais como lixeiras, recipientes, jarras elétricas, térmicas, talheres, televisores, cortinas, roupa de cama, entre outros. “Além disso, estamos em andamento com a licitação para a execução do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) na Emef Olavo Bilac”, adianta. Em 2023, a temática do ano letivo é “Juntos! Ligados pelo amor à educação”, com o objetivo de fortalecer, ainda mais, o trabalho da educação, pois juntos é possível fazer muito mais e melhor. “Nosso foco é a aprendizagem e em 2023 não será diferente. Esta prioridade, na prática, se traduz em um conjunto de ações voltadas para apoiar o professor em sala de aula e incentivo aos alunos. Mas também precisamos da participação ativa da família para que o sucesso do aluno ocorra. As diversas ações são integradas e é assim que elas devem ser, afinal, somente se consegue uma educação de qualidade quando escola, família, gestão e comunidade caminham juntos”, frisa Laudiana.

Para a diretora da Emei Amiguinhos do Coração, Daiane Buzoli Dagostini, As aulas na EMEI Amiguinhos do Coração para as turmas da Creche (Berçário I e II, Maternal e Nível I) iniciaram no dia 08 de fevereiro e para as turmas da Pré-Escola (Nível II e III) começaram no dia 13 de fevereiro. A Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do coração neste início de Ano Letivo conta com um total de  63 crianças matriculadas, nos turnos manhã, tarde e integral. Nestes primeiros dias de aula as crianças foram acolhidas com muito cuidado, atenção e carinho por todos os profissionais da nossa EMEI. É notavel que a cada ano o período de adaptação vem sendo mais tranquilo. Isso acontece pois a maioria das crianças já iniciam sua caminhada na Educação Infantil desde a turma do Berçário. Também, a colaboração e a confiança da família é muito importante durante este processo, garantindo assim a socialização e a autonomia do educando. Desejamos um feliz retorno para todos.”

Para a coordenadora da EMEF Olavo Bilac, Renata Slaifer, começar um ano letivo é sempre um momento de muita ansiedade, mas também de muita felicidade, tanto para os alunos, quanto para a equipe de professores, funcionárias e direção. Como escola nos preparamos para poder receber todos os alunos e equipe profissional da melhor forma possível, oferecendo um ambiente confortável e acolhedor para todos. O dia 13 de fevereiro de 2023 fica marcado como um dia de muitos abraços, sorrisos, conversas, encontros e reencontros, e um brilho no olhar das nossas crianças, onde conseguimos notar a saudade da escola que todos sentiram durante as férias. Também é um momento de acolhermos com sensibilidade aqueles novos alunos que estão frequentando pela primeira vez a nossa escola, onde encontrarão novos professores, colegas, uma nova rotina e novos desafios, que serão superados juntamente com a equipe preparada da EMEF Olavo Bilac. Temos expectativas que o ano de 2023 seja um ano de muito sucesso para nossa escola, e com certeza todos trabalharemos para tornar isso realidade!”

Já na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo, após as aulas de reforço que terminaram na sexta-feira (17), o ano letivo 2023 iniciará oficialmente na quinta-feira (23). Em torno de 100 alunos estão matriculados e divididos entre o Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de 17 professores e três funcionários. Segundo a diretora Gerusa Sartori, com recursos do Programa Agiliza foi possível construir uma área coberta de acesso à escola e fazer algumas reformas, incluindo aberturas e telhado. O tema norteador da escola para 2023 é “Pertencimento”.

Data de publicação: 14/02/2023