PROJETO:  Jardim do Futuro
Dia do BEBÊ Ricardense

Cuidar da criança como se fosse o mundo. Cuidar do mundo como se fosse uma criança.

1) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título do Projeto
: “Jardim do Futuro”

Nome da entidade coordenadora do Projeto: Centro de Referência de Assistência Social de Doutor Ricardo - CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social.

 Data de elaboração do Projeto: 15 de julho de 2021. 
 

2) JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que a vida é um ciclo em que tudo está conectado, pois as nossas atitudes de hoje constroem o amanhã. Quando um adulto oferece a uma criança amor, cuidado e atenção, está plantando também um futuro melhor para o mundo. Assim, pensando no futuro, devemos cuidar do planeta como se ele fosse uma criança. Desta forma, ao plantar árvores, vamos semear um futuro melhor para as próximas gerações.

 A ideia de desenvolvimento sustentável, ou seja, a busca do equilíbrio ambiental, está cada vez mais presente nas novas preocupações do mundo contemporâneo.   Ao plantar árvores temos muito os benefícios: As árvores ajudam a limpar o ar que respiramos, filtram a água do planeta, amenizam as mudanças climáticas e têm um impacto positivo nas comunidades locais. Além disso, elas são vitais para milhares de espécies de animais que as têm como um lar.

O plantio de uma árvore a cada criança que nasce é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nas crianças os princípios da educação ambiental. A inclusão da educação ambiental na vida das crianças favorece para que elas possam crescer e se tornar adultos sensíveis aos cuidados com o meio ambiente e cada vez mais conscientes da importância do verde para a qualidade de vida da população.

A atividade de plantio de uma árvore a cada criança que nascer vai ao encontro de alguns dos objetivos do Projeto do Dia do Bebê que é de mobilizar as famílias e a comunidade ricardense sobre a importância da atenção e cuidado com os primeiros anos de vida, proporcionando atividades especiais, visando o pleno desenvolvimento infantil, também  possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades e, além disso,  estimular a realização de 7 consultas de pré-natal já  que será um dos critérios para participar do projeto. Assim sendo, fundamenta-se este projeto social.

3)PÚBLICO ALVO: 
Bebês ricardenses que realizaram sete consultas do pré-natal.

4) OBJETIVO GERAL:
Mobilizar as famílias e a comunidade ricardense sobre a importância da atenção e cuidado com os primeiros anos de vida, visando o pleno desenvolvimento infantil e despertar a consciência ecológica da população, através  do plantio de uma árvore a cada criança que nasce.

4.1 Objetivo específicos:
Valorizar a vida;

Valorizar a primeira infância;
Estimular a realização e acompanhamento do pré-natal;
Promover o sentimento de pertencimento local;
Estimular o respeito ao próximo e ao meio em que se vive;
Estimular a relação de afetividade homem/natureza;
Despertar a consciência ecológica da comunidade;
Promover a participação da população no desenvolvimento sustentável;
Conscientizar a população da importância do verde para a qualidade de vida;
Florescer, desde cedo, nas crianças, os princípios da educação ambiental.

5) METOLOGIA
A cada bebê ricardense que nascer será plantada uma árvore. As árvores serão plantadas em local especifico (terreno cedido pela prefeitura) que se chamará “Jardim do Futuro”.  Ao lado de cada árvore plantada será colocada uma placa com o nome completo da criança, data de nascimento e nome da espécie da árvore.

A criança que participar receberá um certificado com seus dados, as especificações e a geolocalização da árvore que será plantada. As árvores serão plantadas sempre na semana que ocorre o Dia do Bebê, ou, seja na terceira semana de agosto, conforme o Projeto do Dia do Bebê.  Participarão as crianças que nascerem no período do lançamento do projeto até ao próximo dia do bebê (semana em que serão plantadas as árvores) e, assim, por seguinte, até o ano de 2024. O projeto começará a valer a partir de seu lançamento previsto para 18 de agosto.

6) PARCERIAS
Secretarias da Prefeitura Municipal de Doutor Ricardo/RS

 Semear, plantar, cuidar também são outras formas de praticar o verbo amar.

Compartilhe!