A Administração Municipal de Doutor Ricardo, Construindo com Você, através da Secretaria de Educação e Cultura, no dia 26 de novembro, realizou a 6 a Noite de Ação de Graças.

A Administração Municipal de Doutor Ricardo, Construindo com Você, através da Secretaria de Educação e Cultura, no dia 26 de novembro, realizou a 6Noite de Ação de Graças.  Na Igreja Matriz São Caetano, lotada, o momento foi de agradecimento, de reflexão e de uma emoção que contagiou quem prestigiou.

Participaram  das atrações a Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Coração, Grupo de PPDs, O Coral Municipal Estrelas da Terra, o Coral Amici Del Filò, o Coral da Escola Municipal Olavo Bilac e da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo. As alunas Maeli e Monise apresentaram a Oração de Ação de Graças.

O Padre Alberto Treméa, em sua oração, com todos estendendo uma mão em direção ao céu e outra na direção de Nossa Senhora das Graças, agradeceu pela vida, pediu paz e proteção e, seguindo, abençoou aos presentes.

O momento que reservou maior emoção foi o lançamento do livro NO OLHAR E NO CORAÇÃO, da escritora ricardense Ivanes Fátima Nunes Cavalheiro. São 25 poesias dedicadas a  quem gosta de ler” , como diz a dedicatória de seu livro. Ivanes, que é deficiente visual, disse estar “realizando um sonhos”. Agradeceu a todos  que a incentivaram e acreditam nela. Ela, também, foi homenageada pelo grupo de PPDs da Escola Castelo Brando, de Lajeado. Com a poesia  Fases da Vida , foi premiada com o terceiro lugar a nível nacional em um concurso literário para deficientes visuais. Foram confeccionados 500 livros e total foi patrocinado por empresas e, também, por pessoas anônimas. A arrecadação com a venda será totalmente revertida para a escritora. O valor de cada livro é de 10,00. Após o encerramento da cerimônia de Ação de Graças, ela gentilmente autografou sua obra.

Catea Rolante, Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, agradeceu pela oportunidade de poder realizar um sonho da Ivanes. “Você sempre foi especial e é motivo de muito orgulho para a comunidade ricardense. Tua persistência, tua alegria de viver e a superação emocionam a todos nós. Deixa-nos um ponto de interrogação. Tuas mensagens lançadas através deste livro demonstram a grandeza da tua alma e a sensibilidade que teu coração tem para enxergar o mundo da forma mais linda e plena que possamos imaginar. Tu és abençoada pelo olhar de Deus.” Terminou conclamando a todas as famílias para adquirir um exemplar do livro, como forma de demonstração de carinho e valorização do trabalho da Ivanes.

O Prefeito Nilton Rolante, visivelmente emocionado, completou dizendo que “estamos entregando a maior obra do ano”. Agradeceu pelo ano de 2009, as realizações no Município, o aprendizado e, reiterou, que a maior obra do ano foi o lançamento do livro NO OLHAR E NO CORAÇÃO, que mesmo com a deficiência, “a Ivanes é um exemplo de quem é feliz, acreditou e está construindo sua própria história”.

A noite foi encerrada com os Corais da EM Olavo Bilac, da EEEM Doutor Ricardo e o Coral Municipal Estrelas da Terra com a canção EU QUERO APENAS, que, ao seu final, foi cantada em pé pelo público.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 27/11/2009