Secretária Municipal de Educação e Cultura de Doutor Ricardo, Daniela Weber Reginatto e a Coordenadora Pedagógica Gerusa Sartori participaram do II Curso de Formação de Gestores e Educadores  – Educação Inclusiva – Direito a diversidade na cidade de Vacaria nos dias 12,13,14,15 e 16 de abril promovido pelo MEC em parceria com a SMED de Vacaria.

O curso teve como objetivo principal sensibilizar e envolver a sociedade e a comunidade escolar na efetivação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Para a secretária Daniela “A inclusão representa de fato, uma mudança na mente e nos valores para a escola e para a sociedade como um todo.”

Garantir a aprendizagem é papel de toda a escola. Todos podem aprender, devemos desenvolver práticas pedagógicas compatíveis com os estilos individuais de aprendizagem, observando e respeitando o tempo e o ritmo de cada aluno.

A educação inclusiva é um modo diferente de fazer educação para todos. A partir deste curso a SMEC implantará algumas ações neste ano de 2010 para garantir a aprendizagem de todos.

• Programa permanente de sensibilização, conscientização e informação sobre o paradigma da inclusão;
  • Programa de capacitação continuada para todas as pessoas que compõem a comunidade escolar;
  • Implantação da Sala de Recursos Multifuncional, com o objetivo de eliminar barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas;
  • Plano de reforma nas escolas com o objetivo de torná-las acessíveis.

“O sucesso de todos os alunos é meta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Doutor Ricardo”, conclui Daniela.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 19/04/2010