A Administração de Doutor Ricardo,  Construindo com Você! ,  através da Secretaria da Saúde,  realizou o II Fórum Municipal de Saúde Mental, que aconteceu no Auditório da Prefeitura no dia 25 de agosto com início as 19 horas.

A Administração de Doutor Ricardo,  Construindo com Você! através da Secretaria da Saúde,  realizou o II Fórum Municipal de Saúde Mental, que aconteceu no Auditório da Prefeitura no dia 25 de agosto com início as 19 horas. Com a presença de mais de 150 participantes, entre eles, visitantes, autoridades, comunidade escolar e público dos municípios de Relvado, Anta Gorda representantes do Hospital de Encantado, bem como a comunidade ricardense.

O Prefeito em Exercicio, Alvimar Luiz Lisot, recebeu e agradeceu a todos por prestigiar o fórum, que “é uma oportunidade de termos mais consciência e nos comprometer, ainda mais, com o bem estar das pessoas, de continuar buscando a saúde do corpo e da mente”.

A palestra,  A rede de cuidados e a atenção integral em saúde mental  teve como lema  “Por uma sociedade comprometida com a atenção integral em Saúde Mental” .

Os palestrantes, Dr. SÉRGIO DA FONSECA DIEFENBACH, Promotor de Justiça Criminal de Lajeado, Especialista na área da Infância e Adolescência, Coordenador do Fórum de Enfrentamento a Drogadição de Lajeado e o Dr. FÁBIO VITÓRIA, Médico Psiquiatra, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Encantado e no Hospital Beneficiente Santa Terezinha, explanaram sobre o tema, mediados pelo Secretário Adagir e pela Psicóloga MARIANA MAZZARINO, da Unidade Municipal de Saúde.

Ficou evidenciado, e saudado pelos palestrantes, que o fórum e todas as atividades educativas e formativas têm alto poder de instrução e conscientização e que a prevenção não é só saúde pública, vai além. Que, além de pregar, propor, exigir é preciso proporcionar, que não basta estar preocupado, é preciso estar ocupado, fazendo algo e não ficar esperando somente pelo Poder Público. Ficou claro, também, a grande importância da família e da comunidade na prevenção e, quando for o caso, de denunciar os atos ilícitos, buscando um olhar diferente para quem precisa de tratamento ou quem precisa de repressão.

Para o Secretário Adagir Antonio Pellegrini, “o fórum está se consolidando como uma ferramenta de reflexão sobre o papel da sociedade, da família, dos órgãos públicos sobre a saúde mental. Este evento enfocou, especialmente, a prevenção do uso de álcool e outras drogas e estratégias de intervenção. O assunto é de relevância na atualidade”.

Doutor Ricardo  Construindo com você!

15 anos de Emancipação Político-Administrativa

100 Anos da chegada dos Imigrantes Italianos

Data de publicação: 30/08/2010

Compartilhe!