No dia 03 de dezembro, no primeiro momento, estiveram reunidos os prefeitos do G10 (Grupo dos Municípios da Região Alta do Vale) para definirem assuntos referentes ao planejamento do próximo ano e escolhem o novo presidente do grupo em 2011.

Um dos assuntos abordados foi a contribuição de cada um dos municípios à AMTURVALES (Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales), para contribuição na divulgação e promoção do turismo da região. Ficou acordado que os municípios manterão o investindo mensal de R$ 500,00, realizando ações para o desenvolvimento do turismo na região.
O prefeito anfitrião, Nilton Rolante, destaca a importância de ter pessoas preparadas para atuarem no turismo regional, o que necessita de investimento. “Precisamos ter pessoas preparadas para o turismo da região, o que leva tempo e investimento. Devemos pensar, também, em projetos e ações específicas para divulgação.”, colocou.
A AMTURVALES, responsabilizou-se em fazer um folder com os principais eventos da região em 2011, sendo divulgados até quatro eventos principais de cada município.

Tratou-se também, de assuntos referentes a funcionalismo público, como a readequação de funcionários públicos no próximo ano, buscando adequações a legislação e planejamento de reestrutura, como no caso de Dr. Ricardo, citado por Rolante.

O CONCISA, que antes era público-privado, e que agora é aberto aos municípios que têm projetos em comum, também fez parte dos assuntos tratados, como forma de futura solicitação de recursos, através de uma só prestação de contas entre os municípios.

Referente a inflação de 2010, definiu-se que o IGP (Índice Geral Por Município) será aumentado em 5% no próximo ano, visando uma melhora na economia dos municípios.

Decidiu-se também, a obrigatoriedade de todos os municípios fazerem-se presentes nas reuniões realizadas pelo grupo. O prefeito que não puder fazer-se presente deve enviar o vice ou um representante. O prefeito Adelcio Domingos Sestari, de Coqueiro Baixo, coloca a importância da união entre os municípios. “Este é o sentido do G10, a união que faz a força.”, destacou.

Em sequência, no planejamento do próximo ano, escolheu-se o prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto, como o novo presidente representante do G10 em 2011, tendo como secretário o prefeito de Ilópolis, Osmar Baldissarelli.

No segundo momento da reunião, os prefeitos do G10, juntamente com os prefeitos de Santa Tereza, Muçum e Roca Sales, discutiram sobre o projeto de ligação entre o Caminho dos Moinhos e o Vale dos Vinhedos. Fizerem-se presentes, também, o presidente da AMTURVALES, Ronaldo Zarpellon, e o coordenador do Programa da Agroindústria Familiar da Seappa (Secretarias da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio), Paulo Fabres.

Inicialmente mostrou-se um material de divulgação dos municípios, realizado em 2010, com os recursos cedidos por cada um, como exemplo de ação e projeto realizado em prol do turismo regional.

Logo após, o prefeito Diogo Siqueira, de Santa Tereza, colocou a situação da RS 444 que interliga os municípios de Santa Tereza, Muçum e Roca Sales, a qual era estatal e no momento depende dos municípios asfaltá-la. “A obra tem cerca de 20 km e custaria em torno de 20 a 25 milhões de reais para sua realização, o que seria um investimento muito grande para estes municípios que a interligam cobrirem sozinhos.”, destacou.

Tratou-se da possibilidade de conseguir um convênio e projeto junto ao DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) para a realização da obra.

Siqueira, destacou também, o Centro Histórico de Santa Tereza, como um patrimônio tombado e protegido pelo município, que pode contribuir muito para o turismo da região.

A ideia da obra é vincular e interligar o Vale dos Vinhedos ao Vale do Taquari, facilitando os caminhos para os turistas e trabalhando para o desenvolvimento do turismo de toda a região.

O projeto para pavimentação da RS 444, que liga Muçum, Santa Tereza e Roca Sales, encontra-se na inclusão de Orçamento do estado em 2011.

O prefeito Vanderlei Moresco, de Anta Gorda, coloca a importância de ter-se um projeto, argumentação e força política para que se consiga o orçamento. “Ninguém vai a lugar nenhum se não possui um projeto”, colocou.

Ficou decidido, então, que na próxima reunião do grupo, a realizar-se no mês de fevereiro de 2011, deve-se apresentar um projeto para a ligação e pavimentação das estradas entre Santa Tereza, Muçum e Roca Sales. Juntamente com um levantamento de custos básicos para o investimento, custos do projeto, como também a proposta e pontos turísticos em destaque.

Paulo Fabres destacou a união que percebeu entre os municípios ali reunidos e a força política presente nesta união. “Coordeno há 7 anos o Programa da Agroindústria Familiar da Seappa e não conheço uma região tão unida quanto a de vocês. A união que vocês estão mostrando ter entre os municípios, essa já é a força política de vocês, só faltam os projetos.”, manifestou-se.

Encerrando o encontro, o prefeito Adelcio Domingos Sestari, de Coqueiro Baixo, aproveitou para convidar a todos para o Festival da Canção Italiana, que ocorre em janeiro no município.

Assim, também, o prefeito anfitrião, Nilton Rolante, convidou a todos para participarem da cerimônia de abertura do Dr. Ricardo em Festa, entregando passaportes ao camarote para os três dias de evento aos prefeitos e vice-prefeitos, e suas esposas.

O encontro ocorreu no Auditório da Prefeitura de Dr. Ricardo, como parte integrante do primeiro dia de programação do Dr. Ricardo em festa: “Resgatando suas origens”, contando, também, com a presença das soberanas e primeiras damas da região.

Data de publicação: 03/12/2010