A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está organizando as metas a serem atingidas em parceria com gestores, educadores e pais para o ano de 2011.

Atentos as mudanças freqüentes na sociedade que influenciam no comportamento educacional, no trabalho docente, é preciso valorizar e buscar o acesso à informação e ao conhecimento. A mudança nas famílias e nos próprios alunos, as modificações no mercado de trabalho, o consumismo exagerado, as pressões sobre o ensino são cada vez maiores, razão pela qual os professores sentem-se muitas vezes sobrecarregados, desorientados e desmotivados. Por isso a atenção primordial em cuidar desse educador, pois essa é uma profissão enaltecedora e fundamental na formação de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.

Uma das metas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura neste ano é realizar encontros com professores da rede municipal de ensino para refletir sobre suas práticas pedagógicas, as relações de trabalho e, principalmente, a relação professor/aluno. Desta forma, além da importância do conteúdo, da infra estrutura e os recursos, a forma de se ensinar adquire especial importância e valorização. Serão momentos em que os professores fortalecerão seus laços e trocarão experiências, vivenciadas em sala de aula.

Outra meta é realizar um trabalho em equipe, unindo gestores, educadores e pais, onde todos estejam comprometidos na busca pela qualidade do ensino, fortalecendo a união família e escola.  “Elas precisam unir-se. A família tem importante papel formador, mas precisa da escola, de sua metodologia, de seus professores e de seu ambiente para construir conhecimento.  Por sua vez a escola necessita da família, de sua história, de seu contexto afetivo-emocional, de sua estrutura e dinâmica para cumprir seu papel educacional.  A família e a escola têm tarefas importantes, distintas e complementares. Para atingir esta meta realizaremos encontros trimestrais envolvendo toda comunidade escolar para abordar temas  que auxiliarão todos os envolvidos neste processo educativo, que não é complexo, mas muito gratificante. Educar é um ato amoroso. Educar dá trabalho, requer presença, sensibilidades, conhecimento e amor”.  É o que destaca a secretária de Educação, Daniela Weber Reginatto.

Na construção da nova proposta do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, toda a comunidade escolar estará envolvida em vários encontros que definirão coletivamente objetivos e metas comuns da escola, as opções didáticas a serem assumidas, além de promover e fortalecer os meios para que sejam praticadas, buscando o comprometimento de todos os envolvidos neste processo.

A Secretaria contará com o apoio de profissionais nas áreas da Psicopedagogia, Supervisão e Psicólogia para realizar os atendimento aos alunos e, também, no acompanhamento e orientação aos professores e familiares dos estudantes.

O início do ano letivo acontecerá com professores nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro e os alunos no dia 21.

No dia 16 acontece o planejamento do ano letivo da Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Coração.

No dia 17, a abertura do evento será às 8h seguida do encontro com os educadores que será ministrado pela professora Alice Teresinha Theis, formada em Pedagogia e Orientação Educacional e pós graduada em Educação Psicomotora pela UNISC. Abordará o tema  motivação pessoal e profissional.  Pela tarde, às 13h 30min, reinicio das atividades com o tema  habilidades e competências do fazer pedagógico .

No dia 18 acontece o planejamento do Ano Letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, de manhã, e a tarde na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo.

Durante o ano os professores das Séries Iniciais participarão do  Pro letramento  Programa de formação continuada que visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática . Os professores da Educação Infantil participarão de um curso oferecido pela UNIVATES de 40 horas. O objetivo é oportunizar ao educador infantil estudos teóricos e práticos nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para a construção de propostas curriculares inovadoras.

“Como equipe, acreditamos que com o comprometimento de todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem conseguiremos atingir nossos objetivo de oferecer uma educação de qualidade para todos os estudantes, atingindo o potencial da educação do município de Doutor Ricardo”, complementa a secretária.

A equipe da secretaria acredita e transmite esta mensagem do Doutor Antonio Névoa:

“O mundo, as pessoas e as coisas mudaram. Tudo evoluiu. Há diferença incalculável em nosso modo de viver.

Até o sol pode mudar as cores das folhas das árvores.

Até a luz pode transformar as cores das plantas. Mas jamais o sol e a luz podem transformar as idéias nas cabeças dos homens. O professor sim.

Ele pode mudar a face dos homens.

Ele é fonte de novas idéias, de novos caminhos, de novos planos e de novos pensamentos”.

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 15/02/2011