Um sotaque mais italiano e de acordo com a identidade da comunidade local.

Um sotaque mais italiano e de acordo com a identidade da comunidade local. É isso que o projeto de lei de autoria do presidente do Legislativo, Renato Pedro Tremea propõe. Na sessão ordinária da última sexta-feira, a matéria que altera o nome da localidade de Linha Teschner para Linha Zanella foi aprovada por unanimidade.

Tremea, que mantém residência na comunidade distante poucos quilômetros da sede, explica que o principal objetivo da mudança é legalizar algo que já está enraizado na comunidade ricardense. “Todos conhecem o local como Linha Zanella e não Linha Teschner. Por isso, a criação do projeto para legitimar algo que está no convívio e cotidiano de todas as famílias que vivem por lá”, informa.

Para dar consistência ao projeto, Tremea buscou a opinião da população. Durante os meses de fevereiro e março visitou as famílias e colheu assinaturas, que embasaram um abaixo-assinado para a alteração de nomenclatura. “Das 129 pessoas consultadas, somente três foram contrárias”, afirma. Com a aprovação do projeto de lei, o município deverá encaminhar ofício aos órgãos públicos estaduais, ao cartório de registros e tabelionato, e à secretaria Estadual da Fazenda informando a alteração e a relação dos produtores que deverão trocar o endereço no talão de produtor. “O único objetivo é facilitar a vida dos moradores, vista que alguns têm dificuldade em escrever e pronunciar o nome correto. E o principal, resgatar um pouco da historia da comunidade e de seus primeiros habitantes”, ressalta.

A localidade foi colonizada no fim do século 19 e início do século 20 por quatro famílias italianas de sobrenome Zanella. No entanto, a empresa da época, Teschner e Cia., de origem alemã, era a responsável por demarcar as áreas de terra e vender os terrenos para a instalação dos primeiros moradores. Daí a denominação de Linha Teschner. Com o tempo, os moradores passaram a chamar, por conta, própria, como Linha Zanella. O nome tomou força e, até hoje, é mantido pelos moradores que não titubeiam em afirmar que vivem em Linha Zanella.

                             Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 24/03/2011

Compartilhe!