Com o tema “Alegria é ter saúde constante e sorriso brilhante” Doutor Ricardo realizou a 2ª Semana da Saúde Bucal. A programação que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro foi organizada pela Administração Municipal através da Secretaria da Saúde e Educação.

Segundo o secretário da Saúde, Adagir Pelegrini, a Semana da Saúde Bucal tem o objetivo de intensificar ações de prevenção. Um programa já desenvolvido no município atinge todos os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal e estadual de ensino. Os trabalhos são realizados por duas profissionais da área de odontologia que integram a equipe da Unidade de Saúde e realizam mensalmente visitas as escolas levando informações e orientações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos ricardenses.

Durante as visitas as escolas a equipe realiza palestras educativas orientando professores e alunos sobre como prevenir a cárie e outras doenças que se desenvolvem com a falta higiene dos dentes e da boca e com o consumo inadequado de alimentos.

“A 2ª Semana da Saúde Bucal veio reforçar ainda mais o trabalho que é realizado o ano todo nas escolas”, destaca o secretário Adagir. Dentre as atividades foram elaboradas apresentações falando sobre as principais formas de prevenção no dia a dia, evitando a proliferação de cáries. “Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves”, explica o secretário.

Para dar início a programação, no dia 24, foram realizadas apresentações na Unidade de Saúde com a participação dos alunos do 1º ao 5º ano da EEEM Doutor Ricardo e a noite foi ministrada uma palestra na EMEI Amiguinhos do Coração com o tema “A Porta de Entrada para a Qualidade de Vida”.

No dia 25 os alunos de 5ª a 8ª séries da EMEF Olavo Bilac realizaram as apresentações em prol da prevenção da Saúde Bucal.

Para consolidar as ações, durante a semana foram entregues kits para higiene e orientações na Unidade Básica de Saúde.

Estamos reforçando a importância de uma boa saúde bucal. É fundamental manter uma boa higiene bucal, assim, o organismo estará mais protegido também, finaliza o secretário Adagir Pelegrini.

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 25/10/2011