Doutor Ricardo, acabando de completar seus 15 anos, vem construindo a história do seu desenvolvimento. Localizado na região Alta do Vale, com uma população de 2033 habitantes, o município vem apresentando índices técnicos com bases sólidas que vem apontando o seu crescimento.

Com base na pesquisa desenvolvida pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) aponta que o principal crescimento dos municípios brasileiros está na saúde. Os números são de 2009, e o estudo avalia, além da saúde, emprego e renda, a educação. A Firjan possui um índice de avaliação técnica, o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal). Os números da pesquisa são referentes ao ano de 2009. O índice demonstra que 28 cidades da região do Vale estão acima da média estadual e 37 acima da média nacional.

Como índice Geral, Doutor Ricardo, está entre os Municípios gaúchos melhores distribuídos, ocupando a posição 669 entre 5564 a nível de Brasil, 96 entre 497 no Rio Grande do Sul.

No indicador saúde, Doutor Ricardo, tem um índice de 0,9724, um dos maiores da região e do Estado, superando inclusive os Municípios Mãe, Encantado e Anta Gorda.

Confira os índices de Doutor Ricardo:

Ranking IFDM 2009

IFDM

Ranking IFDM

Emprego e Renda

NacionalEstadual
Doutor Ricardo

0,7503

0,4818

0,7967

0,9724

O prefeito Nilton Rolante, com orgulho, fala sobre os índices alcançados. “ Estamos caminho certo. Doutor Ricardo é jovem, porém, uma das marcas da administração é a valorização do ser humano. Nesses 15 anos desenvolve trabalho e tenho a orgulho de dizer e divulgar este índice. Este resultado é de um trabalho que fica para o município, não para o prefeito, que é transitório. Lembro do vice Alvimar Lisot, que iniciou os trabalhos no município quando o primeiro prefeito e deu o pontapé inicial corretamente. E com a chegada desta equipe à administração, desde 2005 estamos fazendo um trabalho diferenciado e os resultados estão ai. Não pensem que estou contente, estamos bem, mas quero sempre o topo, o melhor, construir o desenvolvimento voltado para ser o melhor.”

Nilton lembrou das atividades e serviços desenvolvidos no CRAS como espaço de valorização social e humana e que há mais de 5 anos o município está com zero na mortalidade infantil.

Na saúde é um dos primeiros do Vale. Segundo o secretário Adagir Pellegrini “ os resultados se devem ao comprometimento dos servidores municipais que atuam na saúde em todos os programas desenvolvidos e executados, levando em consideração o perfil epidemiológico municipal. Destaco, ainda, os índices e as pactuações de objetivos e metas da Atenção Básica que são alcançados e superados. São diversas campanhas de conscientização e formação oferecidas à população visando maior conhecimento e  informações sobre formação de agravos, doenças e qualidade de vida. Na qualidade de vida destaque para o programa ESF.”

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 15/11/2011