A Secretaria de Saúde, através da enfermeira Cristiane Sgari, a psicóloga Mariana Mazzarino e da assistente social Grasiela Gheno Lorenzi , criaram a oficina terapêutica “A arte de reinventar a vida”, que visa à reinserção social e a reabilitação psico...

A Secretaria de Saúde, através da enfermeira Cristiane Sgari, a psicóloga Mariana Mazzarino e da assistente social Grasiela Gheno Lorenzi , criaram a oficina terapêutica “A arte de reinventar a vida”, que visa à reinserção social e a reabilitação psicossocial das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, ou que fazem uso de álcool e outras substâncias.

Os encontros acontecem quinzenalmente, sendo um espaço de trocas de experiências, onde os participantes podem expressar sentimentos através de criações artísticas, desenvolver habilidades e potencializar a criatividade. Bem como, as atividades propiciam aumentar a autonomia e a autoestima, visando à melhora dos sintomas psiquiátricos.

O primeiro encontro do grupo no ano de 2012 aconteceu na última sexta-feira, 27 de janeiro, no CRAS, sendo coordenado pela enfermeira Cristiana Sgari, pela psicóloga Mariana Mazzarino e pela oficineira Jussara Rodigueiro, com roda de conversa e a confecção de um artesanato.

De acordo com a enfermeira, Cristiana Sgari, “a Oficina terapêutica surgiu no ano de 2011, através de um projeto realizado pelas coordenadoras que participaram de um curso de saúde mental promovido pela Univates e Cies. No início tínhamos uma proposta diferente e por isso havia certa dificuldade das pessoas em participar, mas atualmente a oficina tem conquistado as pessoas, buscamos potencializar a criatividade de cada um e ampliar habilidades através de atividades artísticas.”

Para a psicóloga Mariana “a Oficina Terapêutica vem ao encontro dos objetivos da reforma psiquiátrica que visa à inclusão das pessoas que apresentam sofrimento psíquico na comunidade, rompendo com o estigma em relação às doenças mentais. O espaço de trocas, convivência e desenvolvimento de habilidades auxilia no tratamento, proporcionando uma melhor qualidade de vida, bem como uma maior aproximação entre os profissionais e os participantes, o que também contribui para a humanização em saúde.”

Doutor Ricardo Construindo com Você!

Data de publicação: 02/02/2012

Compartilhe!