A Secretaria Municipal de Educação de Doutor Ricardo inicia o ano letivo de 2012 no dia 22 de fevereiro, quarta-feira, às 13h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac e EMEI Amiguinhos do Coração. O encontro será com os professores e funcionárias da Rede Municipal de Ensino.

Os professores estarão reunidos para planejamento letivo e organização das atividades e serem desenvolvidas durante o ano.  No dia 23 de fevereiro, quinta-feira, pela manhã, os professores da Rede Estadual de Ensino e no turno é a vez dos professores da Rede Municipal de Ensino.

No dia 24 de fevereiro, sexta-feira às 8h 30min, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o encontro será com professores e funcionárias das Redes Municipal e Estadual de Ensino com o palestrante Jorge Trevisol. O tema da palestra sera  Educação, a arte de acordar a alma humana que está em cada um .

Sobre o tema da palestra, Trevisol fala que “ vou discorrer sobre a interioridade humana, seus labirintos, mistérios e fascínio. As dores da alma e o caminho para a cura dela, apontando para alguns jeitos bem concretos de auto-cuidado, uma espécie de pedagogia do cuidado de si. Ninguém leva alguém aonde nunca foi. Por isso, há que se cuidar de si para ver-se quem se é. Essa é a condição mínima de compreender quem está ao nosso redor e o que se passa no coração de quem nos está perto. Por isso, venha para o encontro com o coração bem aberto, para que ele possa reconhecer-se a partir do caminho de desvelamento da alma que vamos trilhar no dia 24. Estamos juntos

Jorge Trevisol é formado em filosofia, teologia e psicologia. Tem mestrados em psicologia e em espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Itália.  É doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre. É psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor. Pela Paulinas escreveu Amor, mística e angústia (2000); O reencantamento humano (2003); Educação Transpessoal (2008), e pela Maneco Editora publicou O despertar da Atenção (2006) e Segredos da Interioridade (2008). Tem três CDs gravados pela Paulinas e um outro independente, com temas ligados à psicologia do profundo e espiritualidade e à visão transpessoal da vida. Professor da Universidade Internacional da Paz na área de Educação e Consciência. Coordenador da pós-graduação em Psicologia Transpessoal na Faculdade Fisul de Garibaldi – RS.

A Secretária de Educação, Daniela Weber Reginato, acredita que “ o novo ano letivo é mais uma importante oportunidade para lembrar e valorizar as experiências que tivemos no ano que passou e buscarmos na memória força e ânimo para resgatar sonhos e projetos que ainda temos por realizar. É, também, momento de dedicação, esforço e aprendizgem. Em 2012 buscaremos, juntos com nossa equipe, desenvolver um trabalho de qualidade pensando sempre na aprendizagem de nossos alunos pois acredito que ensinar a ser exemplo, fazer e pensar é colaborar para que  o aluno crie novos hábitos educacionais que terão como cosequencia a melhoria de sua própria história. É como um pequeno riacho que pode acabar se convertendo em um grande rio. Fica o desejo de um ótimo ano letivo a todos os que acreditam na aprendizagem !”

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 08/02/2012