Mais de 200 professores das redes municipal e estadual de Doutor Ricardo e dos municípios de Coqueiro Baixo, Putinga, Anta Gorda, Relvado e Pouso Novo participaram de atividades no dia 24 de fevereiro na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. O evento aconteceu durante todo o dia e foi coordenado por Jorge Trevisol.

Educação, a arte de acordar a alma humana que está em cada um  foi o tema do dia abordado por Trevisol que para a Secretária de Educação, Daniela Reginato, “ todas as atividades que realizamos nos dias 22 e 23 para  planejamento letivo e organização das atividades e serem desenvolvidas durante o ano e o trabalho com o Jorge Trevisol foram simplesmente ótimos. Em nome da Administração e da Secretaria de Educação, fica o carinho e gratidão aos professores e funcionárias de Doutor Ricardo pela participação e acolhida aos municípios que estiveram participando conosco na nossa gruta. Fica o desejo de um ótimo ano letivo a todos.”

Trevisol, que coordenou as atividades, deixou sua percepção sobre o evento, acompanhe:

“Gostei muito do trabalho e do lugar onde foi organizado o evento. Achei as pessoas muito ligadas, ternas e reflexivas, assim como carinhosas em se tomar nas mãos e rever as coisas da vida. Fiquei com saudade deles e do campo amoroso que se criou durante todo o dia.”
“Quanto a recepção da mensagem pelos professores e funcionários, percebi também que houve uma real percepção do sentido do que eu estava falando. Mesmo as pessoas mais simples que ali estavam me passavam a impressão de estarem “dentro” do tema. Elas colheram o que precisavam levar para casa. Houve muita expressão humana: silêncios, risos, choros, gratidão, humildade e principalmente abertura do coração.”

Falando sobre a formação e aperfeiçoamento aos professores e a importância do tema que trabalhou Educação, a arte de acordar a alma humana que está em cada um, acredita que “ o professor é alguém a caminho em direção a si mesmo. Ele só vai ficar contente de ser quem ele é quando descobrir quem ele realmente é. Por isso, toda formação que é dada para que ele se conheça é sempre uma oportunidade de encontrar o caminho de si mesmo, ainda que em vista do ensino para o outro. Tenho trabalhado essa questão da interioridade com eles porque eu acredito seriamente sobre o valor da alma humana que está em cada um e particularmente naquele que a deseja encontrar. Formar professores que se conheçam é formas humanidades que compreendam a humanidade que está onde estiver um ser humano presente. Nunca me cansarei de acreditar nisso, por isso sou bem contente e gosto muito daquilo que faço.Grande abraço.Com muita gratidão!”

Doutor Ricardo  Construindo com Você!

Data de publicação: 28/02/2012