A tarde do dia 26 de março foi especial aos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, pois estiveram reunidos sob a coordenação da professora Alice Teresinha Theis para finalizações do PPP, Projeto Político/Pedagógico, da escola. Dentre as atualizações no PPP, os educadores definiram quatro metas da escola para o ano de 2012, sendo:

1.    Educação de qualidade que priorize o conhecimento;

2.    Definição de uma metodologia capaz de motivar o aluno;

3.    Integração entre escola e família;

4.    Estabelecer um foco comum: aprendizagem.

À noite foi à vez de palestra aos pais que, mesmo com o tempo chuvoso, participaram. A diretora Ivete Paliosa recebeu a todos e apresentou o quadro de professores, de funcionárias e profissionais responsáveis pelos projetos que acontecem na escola. A prestação de contas do ano que passou e foi aprovada pelo CPM também foi apresentada. A eleição do CPM antecedeu a palestra direcionada aos pais. Até o momento são 98 alunos e 78 famílias que fazem parte da comunidade escolar.

A Secretária de Educação, Daniela Weber Reginatto, colocou a equipe da secretaria a disposição e reiterou que “ ensinar a educar é nosso objetivo e o apoio de vocês pais é muito importante e um bom ano letivo depende de todos nós. Queremos o melhor e estamos à disposição.”

O prefeito Nilton participou das atividades da noite, destacou que “ a escola deve continuar melhorando em todos os sentidos, precisamos crescer muito ainda. Os filhos, netos, enfim, os alunos precisam do nosso melhor e temos que pensar nas conseqüências, nos resultados que queremos. Vocês pais, podem ter coragem de buscar soluções na escola e esta aqui é uma referência e com a participação dos pais, da família, vamos construindo um município ainda melhor.”  Nilton ainda mencionou do percentual legal de 25% de investimento em educação, que este percentual é dividido entre os alunos da rede municipal e estadual, sendo que os valores relativos aos alunos da rede estadual são repassados pelo governo federal direto ao estado.

A palestrante Alice Tersinha Theis abordou sobre a importância do envolvimento da comunidade escolar na educação dos alunos. Ela fez uma análise sobre o que se aprende em casa com família, o que se aprende na escola e o que a família e a escola podem ensinar juntas. Confira alguns trechos da palestra:

“O que mais os pais querem para os filhos é que sejam felizes, é a felicidade deles. Devemos deixar raízes e asas a eles. Raízes são os valores adquiridos com o convívio familiar e asas são os sonhos, o fazer e construir a própria história.”

“Os pais devem demonstrar interesse pela vida escolar dos filhos em relação as atividades desenvolvidas na sala de aula, transporte, colegas, professores, merenda sempre com o intuito do crescimento.”

“Assim como a família é importante para a escola a escola também tem SUS importância para a família. Proporcionar momentos de aprendizado com a participação da comunidade escolar vai fazer diferença e o objetivo é buscar a felicidade dos alunos/filhos. Vocês pais, transmitam aos seus filhos os valores, a felicidade que vocês tem, enfim, o melhor de vocês. Isso irradia e deixa os filhos orgulhosos do ambiente que fazem parte. Eles precisam de exemplo e cabe a nós todos fazer a nossa parte.”

“É importante a escola promover encontros pertinentes a vida dos filhos, as angustias, o que os filhos buscam, discutir situações sociais. Isso fortalece os pais e a família como um todo e, consequentemente, a toda a comunidade escolar.”

“Cada vez que venho para Doutor Ricardo a satisfação se renova. É ótimo vir e estar aqui.”

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 27/03/2012