A tarde do dia 12 de abril foi especial para as mulheres ricardenses que atenderam ao convite e participaram do primeiro encontro do projeto itinerante  Mulher essência de vida . O projeto é realizado pela Secretaria da Assistência Social em parceria com a da Saúde.

O evento iniciou animado e descontraído com atividades de integração seguida de palestras.

Durante as palestras voltadas ao cotidiano das mulheres, a Delegada Marcia Scherer, da Delegacia de Polícia para Mulheres de Lajeado, falou da violência que acontece, inclusive mostrando imagens fortes a respeito. Lembrou que um delegacia trabalha em conjunto com a assistência social, educação e saúde. Durante a fala enfatizou que “ pequenas desavenças em casa, com situações que se não forem dialogadas podem causar sérios problemas de convivência. Isso pode acontecer por um respeito que leva a não falar achando que estará deixando de falar pra não magoar quando na verdade nesse não falar pode-se iniciar um problema. Procurem falar, sorrir, interagir com quem convive no mesmo ambiente. É dessa maneira que se constrói um ambiente saudável. Transformação começa com exemplos práticos de relacionamento, no querer mudar, em fazer o melhor que se pode e por isso o fato de falar vai fazer uma diferença enorme. Façam o que for melhor, isso vai fazer bem a vocês. Tentem tudo e façam isso de coração.”

O Supervisor Regional da Emater, Paulo Rodrigues, falou sobre motivação e auto-estima.

A presidente do Conselho da Mulher de Santa Cruz do Sul, Suzana Terezinha Gab e Iara Bonfanti, membro do conselhos, relataram casos que acontecem com mulheres e reforçaram da importância de, além da mulher ter coragem de buscar seus direitos, de fazer sempre com o coração de mulher, de mãe. Para Suzana, “ buscar auxílio pode ser o início de uma nova vida, de uma nova vivência entre o casal, entre a família ou, também, um recomeço de vida diferente.”

Doutor Ricardo   Construindo com Você!

Data de publicação: 16/04/2012