Plantio e manejo da Erva-mate em tarde de campo

Na tarde de terça-feira, 28/06, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater, realizaram uma tarde de campo na propriedade de Adilar Reginatto, na Linha Zanella. O tema abordado foi sobre instrução técnica quanto ao plantio e manejo de erva mate. Estavam presentes 30 produtores, equipe da secretaria e Emater, além do prefeito Alvaro Giacobbo e Cesar Burile, engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da erva-mate

O prefeito Alvaro considerou que “buscar capacitação técnica vai melhorar o que cada um faz na sua propriedade, tendo a oportunidade de estar no erval e ver as melhores maneiras de cultivar com boa qualidade, o que vai retornar em bons resultados aos nossos produtores!”

A tarde de campo veio de encontro a necessidades dos produtores, considerando que é totalmente prática, assim, sanando dúvidas e colhendo informações no erval. E o tempo colaborou, sendo fundamental, também, para visualizar e facilitar o funcionamento prático da atividade.

“Agradeço a presença de todos os produtores que dedicaram o seu tempo para troca de conhecimento sobre manejo e cultivo da erva mate, bem como a Emater que nos auxilia na parte técnica das atividades e ao Sr. Adilar Reginatto que disponibilizou a propriedade para sediarmos o evento. Buscamos proporcionar a tarde de campo para que o produtor possa entender na prática as técnicas para melhoria no cultivo e produtividade,” destacou o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Ismael Potrich.

Entre os assuntos tratado estavam a escolha do local ideal, sistematização de áreas, como coletar o solo corretamente para análise, preparo do solo, seleção de mudas ideais para o plantio, tipo de cobertura do solo, adubação, espaçamento de plantio.

Para Cesar Burile, engenheiro agrônomo, assistente técnico regional da erva-mate, “foi um momento importante para dialogar com produtores repassar algumas informações sobre os sistemas para fazer uma boa implantação dos ervais, para iniciar o processo de maneira correta, o que facilita o desenvolvimento das plantas. O manejo feito de maneira correta favorece bom desenvolvimento das plantas, aumentando a produtividade e, em consequência disso, a rentabilidade.”

O próximo será dia 10 de agosto sobre o controle de pragas, poda, rebaixamento de ervais, em propriedade a ser definida.

É importante lembrar que para requerer auxílio no plantio de mudas de erva-mate é necessário a participação de, no mínimo, um curso de aperfeiçoamento ou capacitação, dentro do ano.

Data de publicação: 29/06/2022