Projeto é voltado para mulheres do interior do município

REATANDO LAÇOS NAS COMUNIDADES

No dia 07 de junho, o encontro do projeto Reatando Laços, da Secretaria da Saúde, foi realizado na comunidade de Linha Bonita Alta, contando também com a participação da Linha Santa Lúcia.

Já no dia 05 de julho, o encontro ocorreu na comunidade de Linha São Paulo, integrando também as linhas Rio Branco e Santa Lúcia. Nos encontros, foi realizada uma oficina culinária com almoço, uma atividade de reflexão e encerramento com artesanato.

A nutricionista Daiane Ferrari explica que “o grupo Reatando Laços é um grupo itinerante voltado às mulheres do interior, que percorre as comunidades levando informação, descontração, oferecendo ferramentas para o autocuidado e aproximando-as da equipe de saúde. Vemos este grupo como uma oportunidade para as mulheres pensarem em si, encontrarem amigas, trocarem experiências, e receberem apoio e atenção, resgatando a importância de tirar um tempo para se cuidar.”

A enfermeira Alana Neitzke conta que “o projeto Reatando Laços nasceu em 2015, após as agentes comunitárias de saúde, junto a outras pessoas da equipe de saúde, observarem dificuldades para participação das mulheres em grupos interativos na Unidade Básica de Saúde pelo difícil acesso e à falta de tempo devido às necessidades do trabalho com a lavoura e animais e o cuidado com a casa e a família, deixando de lado o próprio cuidado.”

Após dois anos sem encontros, o grupo retomou sua atividade em 2022, com encontros mensais em diferentes comunidades. Os encontros são realizados por uma equipe multiprofissional, visando o bem-estar físico, mental e espiritual, melhora da qualidade de vida e fortalecimento da autonomia das mulheres ricardenses que residem no interior.

Data de publicação: 12/07/2022

Compartilhe!