Dengue causa grande preocupação em Doutor Ricardo

A dengue chegou e está causando grande preocupação em Doutor Ricardo, já estando comprovado que o vírus está no município e sendo transmitido pelo mosquito. A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, está empenhada em levar informações necessárias à comunidade ricardense, como a importância da prevenção e os perigos que a doença pode causar. Além das ações públicas envolvendo outras secretarias, da mesma forma, cada morador deve ser responsável por manter a sua residência organizada, limpa e tomar os cuidados básicos necessários para evitar a proliferação do mosquito.

Os casos vêm aumentando e providências estão sendo tomadas. A agente de endemias, Aline Schroeder, está visitando as residências, comércio e pontos estratégicos falando da prevenção, cuidados, além de realizar a vistoria do local. Entre as orientações, está procurar a UBS em caso de sintomas como febre alta e súbita, dor nos olhos, dor de cabeça, dor nas juntas, falta de apetite e manchas avermelhadas pelo corpo. Quem apresentar alguns desses sintomas, deve procurar atendimento médico e realização de teste para verificação de possível confirmação de dengue. As famílias da sede, onde há maior incidência dos casos no município, estão recebendo visitas e recebendo material informativo sobre a doença.

“Claro que a preocupação é diária, é uma questão de saúde pública com responsabilidades da gestão municipal, mas de cada morador do município. Cada um deve fazer a sua parte, cuidar da residência e praticar os cuidados básicos para se proteger e proteger a família. Não adianta olhar o pátio do vizinho, tem que cuidar o seu primeiro e entender que o perigo está em qualquer lugar e pode afetar a qualquer instante. Tenho conversado com pessoas que tiveram e estão com dengue e não desejo pra ninguém, pois os relatos são de muita dificuldade. Por isso, vamos cuidar da saúde. Sigam e pratiquem as orientações da equipe de saúde. Não adianta procurar culpados, a hora é de ser solidários e estar comprometidos, caso contrário, a tendência é de piorar a situação, que já considero grave.” Alvaro Giacobbo, prefeito de Doutor Ricardo.

Nesta semana, durante as visitas às comunidades para vacinação contra a gripe, a equipe conversa sobre a prevenção e cuidados com a dengue e esclarecendo dúvidas sobre a importância da vacina e, principalmente, cuidados com a saúde.

Quem pegou não fica imune
Os cuidados são fundamentais para evitar a doença. A pessoa que foi infectada não fica imune a contrair a doença novamente. Caso isso aconteça o risco da dengue hemorrágica aumenta, e se não iniciar o tratamento rapidamente, pode causar até a morte.

Uso de repelente
O uso de repelente é uma dica das mais importantes em relação ao cuidado pessoal, deve ser usado e não deixar guardado. Quem está com dengue deve usar o repelente para evitar que o mosquito pique e transmita a outras pessoas.

Coleta do lixo
O recolhimento do lixo na sede do município acontece nas terça-feiras e sexta-feiras. A orientação é colocar o lixo para ser recolhido apenas no dia da coleta para evitar que os recipientes sejam danificados por animais ou que acumule água em caso de chuva. Lixos como papel de bala, tampinhas de garrafas, garrafas, plásticos... tudo o que acumula água parada é possível criadouro do mosquito.

Siga mais informações sobre a dengue e da Administração Municipal, acessando e seguindo nas redes sociais facebook e Instgran, buscando por @terradofilo.

Data de publicação: 19/04/2023