Secretaria realiza atividade de conscientização ambiental, com o tema “Coleta Seletiva – Jogue o Lixo na Lixeira certa”

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente desenvolve ações dedicadas ao mês do Meio Ambiente

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente – DEMA, em parceria com a Secretaria da Saúde, desenvolveu uma atividade de conscientização ambiental, com o tema “Coleta Seletiva – Jogue o Lixo na Lixeira certa”.

Foram visitas as escolas municipais e estaduais, para entrega de folders explicativos, visando a disposição adequada do lixo que é gerado, especialmente nas casas. O foco principal foi a abordagem e conscientização dos alunos do ensino fundamental e médio das escolas. Do mesmo modo foi destacado a separação correta, as datas da coleta no Município, dados e informações acerca da reciclagem e disposição do lixo. Também foram entregues folders na Secretaria da Saúde, para serem entregues nas casas, através dos Agentes Comunitários de Saúde.

Em parceria com a Secretaria da Cultura, serão desenvolvidas ações de plantio de mudas nativas, junto aos capiteis, programa desenvolvido para resgatar a cultura religiosa local. O objetivo principal do plantio das árvores nativas, já degradadas, é promover a recomposição da flora existente naqueles locais.

Igualmente, foram adquiridas árvores nativas, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, oriundos de multas e infrações ambientais, visando recuperar áreas degradadas. Será recuperada uma área de preservação permanente – APP, no caminho da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em parceria com a Secretaria de Obras, e com o auxílio dos alunos do ensino fundamental e médio das escolas.

Participam das ações e atividades, os servidores do Departamento Municipal de Meio Ambiente – DEMA, Ana Lucia Sonda, Bióloga, o Fiscal Ambiental, Adagir Antonio Pellegrini, e o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Ismael Potrich.

Para o secretário Ismael Potrich, “todas as ações e atividades realizadas, objetivam a conscientização das crianças, jovens e também adultos, pois visualizamos a educação ambiental como fundamental na preservação e cuidado para todos nós, especialmente para as gerações futuras.”

Data de publicação: 06/06/2023