FIQUE ATENTO! Várias amostras foram coletadas para verificação

Prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti

Entre os dias 08 a 12 de janeiro foi realizado no município de Doutor Ricardo o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa que é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

O trabalho foi realizado pela agente de combate às endemias, Aline Schroeder, com o auxílio da enfermeira Alana Neitzke, e das agentes comunitárias de saúde, Fernanda Regina Rebelato, Giane Tomazi Valgui e Margarete Castoldi Gomes. Os moradores da zona urbana foram orientados e alertados sobre o alto índice de larvas e pupas encontradas, principalmente em lonas, tonéis, potes de plástico e caixas d’àgua.

Foram coletadas 17 amostras, que serão analisadas e futuramente resultado será informado aos moradores. Através destes resultados já podemos considerar que os cuidados devem aumentar e serem intensivados, para que nesse período de calor não tenhamos tantos casos de dengue em nosso município.

Lembrando que os moradores da área rural especificamente neste mês de janeiro estão recebendo orientações de prevenção ao mosquito Aedes através das visitas domiciliares de suas Agentes Comunitárias de Saúde, reforçando que no meio rural também são necessários os cuidados com a água parada!

Dicas de cuidados:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, coloque o lixo apenas no dia da coleta.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou calha.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, principalmente dos animais.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

12 - Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

NÃO FIQUE PARADO!!

NÃO ESQUEÇA: A DENGUE SE COMBATE TODO DIA!

 

Data de publicação: 15/01/2024

Compartilhe!