Diversidade e Inclusão Social

ABRIL: MÊS DE FALAR SOBRE A DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

Durante o mês de abril, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Doutor Ricardo, tem como programação a temática da Diversidade e Inclusão Social. Diversidade é a pluralidade de pessoas em relação à sua cultura, crenças, biologia, raça, cor, etnia, entre outros. Ela enriquece o ser humano e possibilita aprender com as diferenças, pois cada indivíduo é único e, é justamente isto que nos faz tão especiais.

Já a inclusão se trata de criar um ambiente para que sejam acolhidas todas as diversidades. Os dois conceitos são diferentes, mas são complementares, sendo ambos fundamentais na sociedade. Importante salientar que o CRAS tem como base o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.

Assim, visa entender o usuário em seu universo, ofertando espaços de acolhimento, de escuta qualificada que permita a livre expressão dos indivíduos, respeitando, sobretudo, suas crenças, seus valores, suas escolhas, e se opondo a qualquer forma de discriminação. Desta forma, o CRAS promove espaços de inclusão e respeito às diversidades através de ações, serviços, projetos e atividades que estão previstas dentro da Política de Assistência Social.

Diante disso, as atividades dessa temática desenvolvidas no mês de abril, iniciaram no grupo de idosos “Felicità” na tarde do dia 04, com uma palestra motivacional da Família Linck, em que estiveram presentes Tiago Linck, seus pais Rosane e Jair, sua irmã mais velha Thais, e Daiana, sua irmã gêmea. Tiago nasceu em maio de 2007, hoje está com 16 anos e é morador de Mato Castelhano/RS. Tiago veio ao mundo sem os braços e sem as pernas, e mesmo assim encontrou uma forma de dar sentido à sua vida. Tiago e sua família trouxeram para o encontro uma lição de vida com muita reflexão para pensarmos e valorizarmos nossa vida, e aprendermos a lidar com nossos desafios e dificuldades, dando o melhor de si dentro de nossas possibilidades, buscando olhar para o lado bom das coisas que nos acontecem. Com isso, o tema veio muito ao encontro da temática, pois Tiago e sua família também nos mostraram a importância da inclusão e do respeito às diversidades, relatando como lidaram e ainda lidam com isso perante a sociedade.

Ainda, durante o mês de abril, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 12 anos terão uma programação especial com profissionais do serviço TEAcolhe de Encantado, que faz parte do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista da Região dos Vales, com ações relacionadas à temática do autismo, da inclusão e da diversidade. Além disso, os demais grupos do CRAS também terão atividades voltadas para esse tema.

“No CRAS de nosso município, todos os meses do ano são trabalhados temas que promovam a proteção social de pessoas mais vulneráveis, como: combate à violência e valorização da mulher, combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, combate ao trabalho infantil, proteção à pessoa idosa, consciência negra, direitos humanos, valorização da vida, outubro rosa e novembros azul, entre outros. O trabalho é realizado com o intuito de envolver as minorias, oferecendo informações para grupos e indivíduos para que possam se empoderar e/ou se emanciparem a fim de exercerem sua cidadania, vivendo uma vida de uma forma mais intensa e independente. Sabemos que as situações desafiadoras se apresentam em todas as famílias, mas a forma como lidamos com elas são diferentes. No mês de abril o foco é a diversidade e a inclusão social que será trabalhado em todos os grupos e, pensando nisso, o grupo Felicità teve o momento com a família Link mostrando que, mesmo que o Tiago não possui os dois braços e as duas pernas, pode-se encontrar uma forma de ver o lado bom da vida. A ideia da palestra ocorreu ainda no ano passado quando vi ele no face e senti que o ele era uma pessoa muito leve, alegre e divertida, sempre deixando uma mensagem de vida para os seus seguidores. Então, entrei em contato com a família e no início deste ano foi organizado os detalhes e tivemos um ótimo encontro no dia 04, quinta-feira passada.” Eliana Zenere Giacobbo, secretária da Assistência Social.

Data de publicação: 08/04/2024