Produtores receberam capacitação em relação aos ervais

Reunião sobre Erva-mate encerra ciclo de Tarde de Campo

Na noite de 13 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal, cerca de 70 produtores participaram de reunião que encerrou o ciclo de Tarde de Campo que aconteceram para os produtores de erva-mate. Também estavam presentes o prefeito em exercício Leandro Vian, o prefeito Alvaro Giacobbo, o prefeito de Ilópolis Edmar Rovadoschio, o presidente da Câmara de Vereadores Rodrigo Baldissera, o supervisor da Emater/RS-Ascar Cezar Burille, o secretário de Agricultura de Ilópolis Jurandir Marques, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Ismael Potrich, o extensionista da Emater/RS-Ascar de Doutor Ricardo, Paulo  Roberto Severgnini, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste, o gerente do Sicredi Daniel Volken,  também prestigiou a reunião.

Os encontros tem o objetivo de capacitar os produtores que plantaram mudas de erva-mate neste ano e que estão habilitados a receber incentivos locais para a cultura. São realizados em parceria entre a Emater/RS-Ascar e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Neste terceiro encontro do ano, além dos temas já tratados, os assuntos específicos foram relacionados ao IG da erva-mate e rastreabilidade.

“A agricultura é base da nossa economia. Considero muito importante as capacitações aos nossos produtores, onde vários temas foram abordados, desde a escolha das mudas, adubação, manejo, controle de pragas, poda, rebaixamento dos ervais e esta reunião de encerramento. A erva-mate tem importância muito grande na economia do município e da região. Fica o reconhecimento e o agradecimento a Emater por oportunizar estas capacitações e mostrar tecnologias e formas avançadas para que os ervais sejam de qualidade.”  Prefeito de Doutor Ricardo, Alvaro Giacobbo.

“A intenção é a de estimular a adoção das Boas Práticas Agrícolas desde a implantação dos ervais até a colheita, promovendo ainda a troca de experiências e de conhecimentos técnicos entre os envolvidos”, salienta o supervisor da Emater/RS-Ascar Cezar Burille.

Desenvolvida em três etapas, a qualificação a Tarde de Campo dá continuidade a ação realizada no mês de junho, quando foram abordados aspectos relativos à implantação de ervais. Já no dia 13 de setembro, com o Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem para a Erva-Mate produzida na parte Alta do Vale do Taquari. “Nesse sentido, a formação é obrigatória para que a IG possa ser efetivamente implantada”, analisa Burille, que explica que outras capacitações semelhantes estão sendo realizadas na região.

“A ideia geral é de que os agricultores possam obter maior produtividade, reduzindo custos de produção, com o resultado sendo uma matéria-prima de qualidade entregue às indústrias locais. Possibilitar o acesso a conhecimentos e tecnologias que envolvem toda a cadeia produtiva”, acredita o extensionista da Emater/RS-Ascar de Doutor Ricardo, Paulo  Roberto Severgnini.

“Sou produtor de erva mate, iniciei ano passado sem ter muito conhecimento de técnicas de plantio e cuidados que se deve ter. Com a Tarde de Campo, achei muito proveitoso, a gente aprende praticamente tudo o que envolve, desde o plantio até a colheita, sendo de grande importância para nós agricultores. A Secretaria da Agricultura e a Emater estão de parabéns por nos passar informações que têm uma importância muito grande". Jorge Lorenzi, produtor.

Data de publicação: 14/09/2022