Programação aconteceu no dia 17 de agosto

Dia do Patrimônio Cultural tem apresentação do ‘Eco da Noite’

Na noite do dia 17 de agosto, Doutor Ricardo realizou programação relacionada ao 5ªedição do ‘Dia do Patrimônio Cultural’, com apresentação do Terno de Reis “Eco da Noite” na “Terra do Filó” e, na sequência, aconteceu filó no Ginásio Municipal. A apresentação foi como se estivesse chegando em uma família, com as luzes da ‘Casa dei Ricordi’ desligadas. Uma placa com a oração que que o terno reza nas famílias foi colocado no interior da casa.

Estavam presentes o prefeito Alvaro Giacobbo, p vice-prefeito Leandro Vian, vereadores, as soberanas, o grupo de atividades físicas Praticando Saúde, equipes das secretarias e a comunidade que prestigiou.

O tema do Dia do Patrimônio deste ano foi “Cultura e Cidadania”, considerando a Cultura como uma característica de qualquer grupo social, que expressa criatividade e identidade, desde os eventos mais cotidianos da vida em sociedade até as celebrações mais tradicionais. Em 2019, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural (Decreto 54.608/2019).

Conforme a Lei Nº 2.134/2023, de 10 de agosto de 2023, o Terno de Reis “Eco da Noite”, foi tombado como patrimônio cultural imaterial do Município de Doutor Ricardo, além de instituir no calendário municipal de eventos, data para as comemorações a serem realizadas anualmente, entre o mês de dezembro a janeiro de cada ano.

O município de Doutor Ricardo já teve vários “Ternos de Reis”, tendo inclusive anos em que dois ternos visitavam as famílias. A comunidade local sempre valorizou a mensagem de paz e união que os grupos transmitiam e transmitem.

No ano de 2014, foi criado o terno de reis “Eco da Noite”, o qual surgiu de um desafio de cantar o canto de reis nas famílias do município, lançado pelo prefeito da época senhor Alvimar Luiz Lisot. Assim, houve o empenho e a busca por integrantes que quisessem fazer parte do grupo e a partir do ano de 2014 até os dias de hoje o terno passa a visitar as famílias que solicitam a sua visita.

Hoje o “Terno de Reis “Eco da Noite”, conta com a participação de 10 integrantes, que cantam, saudando a família, rezam juntos em agradecimento ao ano que se finda e pedem bênçãos para o ano vindouro. A emoção, a alegria e muito canto fazem parte de cada família visitada e a apresentação se encerra com o agradecimento e despedida.

Este hábito, hoje um patrimônio imaterial foi transmitido de geração a geração, recriado em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural da comunidade.

Data de publicação: 18/08/2023