Alunos da Emef Olavo Bilac participam do “Estrelas do Conhecimento: a feira de inovação, ciência & tecnologia”

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac participou da feira “Estrelas do Conhecimento: a feira de inovação, ciência & tecnologia”, que aconteceu em Estrela/RS, nos dias 30 e 31 de agosto. O projeto desenvolvido conta com a orientação da professora Fabiana D. Piovesana e foi apresentado pelos alunos Matheus A. Pereira, Natália G. Rizzi e Suélen De Conto.

Os alunos participaram com o projeto “Sustentabilidade na Escola”, com ênfase na horta escolar e em sistema de captação de água. A ideia surgiu da percepção de que o telhado da escola tinha uma grande extensão coberta e teria potencial para a implantação de um sistema de aproveitamento e de captação de água que servirá para horta escolar. Este projeto, realizado com os alunos do 8° e 9º ano, visa incentivar o consumo sustentável e hábitos saudáveis nos alunos e em toda a comunidade escolar.

Para que este projeto fosse desenvolvido, a metodologia norteou-se em atividades práticas. Inicialmente, aconteceu a revitalização do espaço da horta escolar através da preparação da terra, do plantio das hortaliças, bem como, do acompanhamento do crescimento das mesmas com monitoramento e rega periódica. Em seguida, foi realizada a instalação de uma cisterna que contou com ajuda do funcionário Argemiro Alexandre. Os alunos do 8º e 9º ano, juntamente com a professora Fabiana, realizaram as atividades práticas e também muito estudo teórico para que pudessem perceber que a aplicabilidade dos conhecimentos gera uma maior conscientização sobre a sustentabilidade ambiental.

Na noite de 28 de agosto foi realizada a abertura oficial da Feira "Estrelas do Conhecimento: A Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia", na cidade de Estrela. Na oportunidade, participaram da abertura o prefeito municipal Alvaro José Giacobbo e sua esposa Eliana Z. Giacobbo, a secretária de Educação Laudiana De Bortoli, a coordenadora adm. da Educação Marina Giacobbo e a coordenadora pedagógica Renata Slaifer. Na quinta-feira, dia 31 de agosto, no Palco Cultural, houve a apresentação do Grupo de dança “Il Balo dei Bambini”, da EMEF Olavo Bilac, sob coordenação da professora Maéli Zenatti Paliosa.

Data de publicação: 01/09/2023