carga horária foi de 1.275 horas, com a duração de 12 meses.

FORMATURA EM ‘TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Ao final da tarde do dia 2 de agosto, no auditório da Unidade Básica de Saúde, aconteceu a solenidade de formatura de ‘Técnico em Agente Comunitário de Saúde’, com a presença do prefeito Alvaro Giacobbo, do secretário da Saúde Soemar Santin, da enfermeira que coordenou o curso Alana Neitzke e familiares. As agentes que concluíram o curso e se formaram foram Fernanda Regina Rebelatto, Giane Tomazi Valgui e Andresa Pianezzola Cassanelli. A formação foi no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas, com a duração de 12 meses.

“Parabéns as nossas agentes! Que este momento marque a vida de todas vocês, pois é o reconhecimento da profissão que vocês escolheram. O principal objetivo deste curso foi instrumentalizar as agentes comunitárias de saúde para desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade no seu espaço territorial. Agradeço o empenho, o apoio e dedicação das agentes por participar,” destacou o Secretário de Saúde, Soemar Santin

“Desejo todo sucesso nesse caminho e que vocês sejam sempre excelentes profissionais, pois tudo que é feito com amor traz resultados positivos. Agora então dando um passo importante, pois acabam de se tornar ‘Técnicas em Agentes de Saúde’.” Alana Neitzke, enfermeira coordenadora do curso no município de Doutor Ricardo.

O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do governo federal, através do Ministério da Saúde com apoio do estado e município. O curso foi em formato semipresencial, com início em março de 2022, sendo coordenado no município pela enfermeira Alana Neitzke. No período de estudos foram entregues kits com aparelho de pressão arterial, termômetro, oxímetro, glicômetro às Agentes Comunitárias de Saúde, para cuidados básicos com a população.

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros e dar formação para as ACS, como Técnicas em Agentes Comunitárias de Saúde.

Data de publicação: 04/08/2023