Lançamento aconteceu dia 19 de maio, no Ginásio Municipal de Esportes

Documentário “La mùsica Taliana ntela ‘Terra do Filó®️’”

Na noite de 19 de maio, no Ginásio Municipal de Esportes, inserido na programação do Filó de Doutor Ricardo, e durante a 11ª Stimana Taliana, aconteceu o lançamento do documentário “La mùsica Taliana ntela ‘Terra do Filó®️’”.

O lançamento do documentário foi um momento em que o grupo Amici del Filò prestou uma homenagem aos autores da letra e da música do Hino da Festa Italiana, Pe. Giocondo Vacarro  e Raimundo Lisot Sobrinho (ambos in memorian), cujos familiares estiveram presentes, que através da Lei Municipal Nº 2122/2023, de 15 de maio de 2023, passou a ser também o Hino do Filó do município de Doutor Ricardo.

“Este documentário foi um desejo nascido no início deste ano quando começamos a elaborar a programação dos filós dos projetos do CRAS. Todos os anos trabalhamos temas referentes à cultura italiana no mês de maio, pois filó é muito mais que partilhar alimentos. É religiosidade, trabalho, chás, benzedeiras, vestimenta, dança, e claro, a música, que foi o tema escolhido para ser trabalhado no ano de 2023. E iniciamos a pesquisa, inicialmente através de reuniões com grupo de pessoas da melhor idade para buscar informações, envolvemos o grupo Felicità, pessoas que fizeram história no município, resgate da história dos nossos antepassados, ainda da época da unificação da Itália, passando pela imigração, guerras mundiais, censura, a emancipação do município e o trabalho dos gestores com relação à preservação da cultura. Juntamente com a secretaria da Cultura, pensamos também em fazer uma homenagem ao grupo de cantoria Amici del Filò que desde o ano de 2006 vem se apresentando nas programações do município.  Um dos pontos altos do trabalho do documentário foi o resgate da letra e da música original do Hino da Festa Italiana, lançado no ano de 1987, o qual foi reeditado pelo grupo de Amici del Filò, juntamente com o Pe. Alberto Treméa, reescrito na língua Talian e através de Lei, No 2122/2023 foi transformado, também, em Hino do Filó do município de Doutor Ricardo. O documentário poderia ter duas horas de vídeo, pois foram muitas pessoas que fizeram parte da história, são muitos detalhes e muitas informações, mas buscamos ser breves e focar no tema “música”, que foi o tema deste ano. Agradecemos a todos que colaboraram para que este momento acontecesse e fizesse parte da história do município para sempre.” Eliana Zenere Giacobbo, secretária da Assistência Social.

“Resgatar a cultura dos nossos antepassados é uma das formas de preservar a história do local onde vivemos e de onde viemos. Eu, mesmo sendo descendente de italianos, não tinha o conhecimento de tantas vivências e histórias deles, e estar junto em toda elaboração do documentário me permitiu aprender e valorizar ainda mais essas memórias. Com isso, percebe-se a importância de manter viva todas essas histórias, que agora documentadas serão mais um meio disponível a todos para conhecer a cultura e os costumes que fazem parte da “Terra do Filó.” Sofia Lorenzi, chefe do núcleo de Assistência Social

“Falar da nossa história, relatar as lembranças contadas pelos nossos antepassados, reconhecer a cultura e história de uma comunidade é essencial na construção de uma sociedade em bases sólidas preparada para o futuro. É preciso, valorizar e preservar as primeiras sementes que fecundaram nossas raízes a fim de que as gerações futuras conheçam este legado, e esse documentário foi pensado de forma a homenagear a história constituída de fé, trabalho e alegrias vividas pelo povo que ajudou a edificar o nosso município, Doutor Ricardo. Acredito que conhecer, valorizar e divulgar o nosso passado são formas preservar a história que nos identifica como imigrante e descendente de imigrantes.” Márcia Tonello, Coordenadora do Cras.

Data de publicação: 20/05/2023