Os cuidados devem seguir nos próximos meses

PRIMEIRO CASO DE DENGUE NO MUNICÍPIO EM 2024!

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo confirmou o primeiro caso de DENGUE no município, no dia 28 de março. Medidas de prevenção e cuidados já vem sendo tomadas pela equipe da secretaria, realizando a visita PVE (Pesquisa Vetorial Especial) e alertando os moradores próximos do local para utilizarem repelente e também redobrarem os cuidados com a água parada.

Os cuidados devem seguir nos próximos meses, pois o período de calor e de chuvas deve continuar. Fazer a vistoria na residência ou terreno baldio é de extrema importância para evitar o ciclo do mosquito Aedes Aegypti.

É necessário que cada um faça sua parte, seja morador da sede ou do interior. Ainda no mês de janeiro foram coletadas amostras de larvas e cinco confirmaram a presença do mosquito. Isto colocou o município de Doutor Ricardo com um índice médio de contaminação, sendo que já é considerado como INFESTADO. Através destes resultados já se pode considerar que os cuidados devem aumentar e serem intensivados, para que nesse período de calor não tenha tantos casos de dengue.

É importante que se tornem hábitos diários os cuidados básicos e necessários para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

Todos estão convidados a seguir as seguintes dicas de cuidados:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, coloque o lixo apenas no dia da coleta.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou calha.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, principalmente dos animais.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

12 - Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

NÃO FIQUE PARADO!!
NÃO ESQUEÇA: A DENGUE SE COMBATE TODO DIA!

Data de publicação: 03/04/2024