MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA”

CAMPANHA “JUNHO VIOLETA” MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA”
O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, um símbolo da luta e dos direitos das pessoas na terceira idade e uma forma de conscientização da sociedade e promoção de respeito daqueles com 60 anos ou mais.
Além da data, durante todo o mês são realizadas ações de conscientização contra os abusos e violências aos idosos, por meio da campanha Junho Violeta. A campanha reforça esse debate e promove iniciativas que garantam mais dignidade aos idosos, além de estimular o envelhecimento saudável e ativo.
No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Doutor Ricardo, a campanha também foi realizada durante todo o mês de junho com os grupos atendidos. No dia 22 de junho foi realizada uma ação com os idosos do grupo Praticando Saúde e Felicità.
Os idosos do Praticando Saúde pintaram flores violetas de mdf que foram colocadas em árvores de mdf no pátio do CRAS, simbolizando assim os idosos através da flor, que necessitam de cuidado e proteção, e a sociedade através da árvore, sendo uma rede de apoio, cuidado e proteção a eles. Além disso, os grupos de crianças de 0 a 12 anos do projeto Fortalecendo Vínculos também trabalharam a temática através de filme, vídeo, desenhos e outras atividades que remetiam a proteção das pessoas idosas.
Também foi trabalhado no grupo de Convivência de Homens, nos grupos de mulheres “Empoderadas” e “Construindo Sonhos”, no grupo das “Famílias acompanhadas pelo PAIF” no grupo de Adolescentes o tema do junho violeta por meio de roda de conversa, reflexões e confecção de corações com frases e palavras sobre a campanha.
Com o grupo “Somos especiais como você” foi feita uma integração com o grupo de dança de idosos “Balando Contenti”.
Além disso, junto com os encontros da Emater nas Comunidades, os profissionais do CRAS abordaram a campanha do Junho Violeta, realizando discussões, reflexões e também realizando a confecção de corações com frases e palavras sobre o cuidado com as pessoas idosas.
Por meio disso, o CRAS busca promover a proteção das pessoas idosas, prevenindo assim situações de violência contra a pessoa idosa e prezando sempre pela qualidade de vida e um envelhecimento ativo e saudável dessa população. Cabe ressaltar a importância de realizar denuncia em caso de violência ou de suspeita contra a pessoa idosa, que pode ser feito pelo Disque 100, no CRAS ou na Brigada Militar.

Data de publicação: 27/06/2023

Compartilhe!