Público do Serviço: Serviços ao Cidadão

Departamento Vinculado: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

  • Presencial

As ações de educação sanitária buscam promover, por via educativa, a sanidade, a inocuidade e a qualidade dos produtos de origem animal, através da conscientização da população em geral, ou seja, os consumidores. Os responsáveis por fazer essa sensibilização da sociedade serão os Serviços de Inspeção Municipais, que a realizarão através de palestras, reuniões com produtores, panfletagem, divulgação de material educativo em veículos de comunicação local, etc.

Estas ações visam oferecer informações sobre a sanidade dos produtos de origem animal e o papel fundamental da população e do produtor na garantia da segurança alimentar, estimulando mudanças de hábitos nas comunidades, através do desenvolvimento de campanhas e projetos educativos, visando a melhoria sanitária e por consequência melhora da saúde pessoal, familiar e comunitária.

A educação sanitária leva a população e principalmente ao produtor informal, informações que normalmente são desconhecidas, de forma que, desencoraja o processo de ingressar no empreendedorismo e legalização. Incluído nessas ações estão as escolas, que por meio de professores e alunos se tornam fonte importante disseminação do assunto acerca da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. Com essas ações que levam ao conhecimento público as normas sanitárias, doenças que podem ser transmitidas por alimentos, os riscos de consumir produtos sem a devida fiscalização e registo, entre outros assuntos, possibilita a estes conhecer os seus direitos, obrigações e deveres nos cuidados com os produtos de origem animal.

Na defesa agropecuária a educação sanitária resume-se a esse processo ativo e contínuo de utilização dos meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver a consciência crítica no público-alvo.

O poder público tem o papel e o dever de promover à população o acesso as informações necessárias para que esta possa identificar os perigos, fraudes e riscos associados aos alimentos de origem animal e desta forma colaborar com o combate ao comércio irregular destes produtos.

Prioridade de atendimento
-
Previsão de tempo de espera para atendimento
-
Principais etapas para obtenção do serviço
-
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
-
Cobrança de taxas

Não há cobrança de taxas para este serviço.

Formas de prestação do serviço
-
Avaliação do Serviço

Compartilhe!