A Administração de Doutor Ricardo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE do Ministério da Educação promoveu na semana de 05 a 09 de outubro dois Cursos de Capacitação na Te...

 A Administração de Doutor Ricardo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE do Ministério da Educação promoveu na semana de 05 a 09 de outubro dois Cursos de Capacitação na Tecnologia de Gestão Escolar  LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR – LSE.

 

          Participaram como coordenadores dos cursos os consultores do FNDE, José Parente Filho e Olga de Jesus Bento e os consultores instrutores arquitetos Márcio Lins de Souza e Katia Simone Pereira Lemos.

 

          A tecnologia de gestão de redes escolares Levantamento da Situação Escolar – LSE que, como o próprio nome já explicita, trata-se de uma ferramenta de suporte ao conhecimento por meio de fatos e dados do estado em que se encontra a infra-estrutura física, os equipamentos, os mobiliários e os materiais didáticos de cada uma das unidades escolares.

 

          O sistema informatizado que ampara o Levantamento da Situação Escolar – LSE, desenvolvido pelo FNDE, armazena e processa os dados de todas as escolas gerando relatórios detalhados sobre o nível de cumprimento dos Padrões Mínimos de Funcionamento Escolar – PMFE de cada uma delas identificando aquelas que mais necessitam de investimentos para cumprirem os requisitos do padrão mínimo.

 

          O LSE é uma ferramenta da maior importância para que os gestores municipais escolham suas prioridades e ao mesmo tempo possam utilizar seus resultados como instrumento de diálogo com os governos estadual e municipal e com suas próprias comunidades. O LSE fornece, por meio de relatórios, dados que possibilitam a elaboração de projetos de captação de recursos junto aos organismos e programas de financiamento da educação pública.

 

          O 1º curso ocorreu nos dias 05, 06 e 07 de outubro compreendendo uma primeira etapa conceitual, uma segunda etapa prática, desenvolvida nas escolas do município e a terceira parte de digitação de dados no sistema informatizado.

 

          Participaram do primeiro curso, técnicos de 45 municípios: Água Santa, Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha,  Braga, Canudos do Vale, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Chiapeta, Colinas, Coqueiro Baixo, Crissiumal, Encantado, Esmeralda, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilóplis, Imigrante, Jacuizinho, Marques de Souza, Miraguaí, Monte Alegre dos Campos, Muçum, Muitos Capões, Mato Leitão, Nova Bréscia, Paverama, Pinhal da Serra, Pouso Novo, Putinga, Redentora,Rio Pardo, Roca Sales, Santa Cecília do Sul, Santa Clara do Sul, São Valentin do Sul, São Valério do Sul, Sede Nova, Sério, Tabaí, Taquari, Vacaria, Venâncio Aires, Vista Gaúcha.

 

 

          O 2º curso ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de outubro compreendendo uma primeira etapa conceitual, uma segunda etapa prática, desenvolvida nas escolas do município e a terceira parte de digitação de dados no sistema informatizado.

 

          Participaram do segundo curso, técnicos de 48 municípios: Alpedres, Ametista do Sul, Barra Funda, Barros Cassal, Boa Vista das Missões, Bom Retiro do Sul, Campos Borges, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Cotiporã, Cristal do Sul, Engenho Velho, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado dos Loureiros, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Iraí, Itapuca, Lajeado do Sul Liberato Salzano, Mormaço, Nonoai, Nova Boa Vista, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Palmitinho, Passo Fundo, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José do Herval, São Pedro das Missões, Seberi, Serra Grande, Soledade, Taquaruçu do Sul, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Vista Alegre.

 

  A avaliação geral dos participantes indicou que os objetivos dos cursos foram plenamente atingidos e que estão retornando aos seus municípios habilitados a iniciar imediatamente os levantamentos em suas respectivas redes escolares. Seguem Alguns depoimentos:

 

A Capacitação LSE no Município de Doutor Ricardo foi de grande importância para nós que trabalhamos com a Educação, pois acreditamos que na educação que formamos a sociedade futura. Neste município observamos a sua eficácia e a sua perseverança de grande evolução. Quero agradecer a calorosa recepção e deixamos o nosso abraço.

Viviane Antunes e Elonir Franceschi, SMEC de Vista Gaúcha, RS.

 

Cumprimentos ao município de Doutor Ricardo pelo esmero em ter trazido para a região do Vale do Taquari a Capacitação do LSE. A Capacitação possibilitou as secretarias Municipais de Educaçao inserir online seus dados, de suas escolas, em busca de condições ideais para e  desenvolvimento de uma educação d qualidade.

Marlise Gerhardt – Supervisora em Fazenda Vilanova

Fabrício Meneguini – Assessor SMEC Fazenda Vilanova

Liane Bizzarro Merencia – Coordenadora Pedagógica SMEC Paverama

 

 

Com certeza esta capacitação representará um importante marco para o desenvolvimento da Educação, não só da região, mas do Estado, visto que reuniu municípios de diversas regiões. Parabenizamos o Município de Dr. Ricardo pela iniciativa de realizar aqui uma capacitação deste nível (LSE) e também pela acolhida calorosa e amiga da administração e pela belíssima apresentação cultural.

Olívia Melo da Silva – Coordenadora Pedagógica da SMEC de Vacaria.

 

Considerações sobre o LSE: O encontro realizado em Doutor Ricardo de 5 a 7 de outubro, sobre a metodologia proposta pelo MEC, para o Levantamento da Situação Escolar teve várias impressões positivas. A Primeira delas é a missão do Ministério em propor uma ferramenta que possa trabalha a questão da equidade e de um padrão mínimo para todas as escolas do país, em termos de instalações físicas, móveis e equipamentos e matéria didático. Outro ponto importante desta ferramenta é o auxílio que ela dá ao gestor municipal em termos de diagnóstico da realidade local, a fim de canalizarmos os recursos para as situações mais críticas, obtendo maiores resultados  com os recursos disponíveis. Também ficou evidente nas aulas teóricas e nas conversas com os participantes, a vontade de construir uma educação de qualidade, que realmente seja uma alavanca para a transformação da sociedade. Aos anfitriões, agradecemos pela hospitalidade, simpatia, pela vontade em mostrar o que o Município está fazendo de bom, principalmente na área da educação. Valeu a iniciativa. O evento foi um sucesso.

Lucio André Liks – Engenhero Civil – São Valério do Sul

Data de publicação: 09/10/2009

Compartilhe!