No dia 15 de outubro, dia do professor, a Administração Municipal de Doutor Ricardo – Construindo com Você, proporcionou um momento de confraternização com os professores das redes Municipal e Estadual de ensino. A coordenação foi da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a Secretária Daniela Reginatto, juntamente com Daiane Buzoli e Marcia Tonello, assessoras da Secretaria.

A Secretária Daniela, que também coordenou as atividades, demonstrou sua gratidão aos professores. Agradeço e parabenizo os profissionais da área da Educação do nosso Município pelo exemplo, dedicação, determinação e pelo desafio de ser inovador todos os dias.

Uma apresentação em telão, anexa abaixo, iniciou as homenagens. Imagens dos professores apareciam em meio a dizeres de agradecimento, seguido de mais uma música de mais uma jovem cantora de Doutor Ricardo: Jéssica Marder.

Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo, prestaram uma homenagem aos professores através de uma apresentação teatral intitulada O CALDEIRÃODA BRUXA. Utilizando bruxas e magos representaram  a importante função do professor que, apesar dos problemas enfrentados, nunca desiste de buscar um mundo melhor através da educação.

Todos participaram de dinâmicas divertidas coordenadas pela professora Ana Gonzatti. Uma das brincadeiras foi a de fantasiar o colega com adereços e depois apresentá-lo durante o desfile individual. Um clima festivo contagiou a todos.

Envolvidos pelo embalo de descontração, Vice Prefeito Alvimar Lisot agradeceu e lembrou dos seus primeiros professores, que marcam para sempre, que a educação vem desde que se inicia a caminhada escolar, nunca esquecendo da importância da família na educação e formação. Concluiu dizendo que a  Administração Municipal sempre foi parceira da Educação e estou sempre à disposição, porque acredito e também sou parceiro da Educação.

O Prefeito Nilton Rolante em seu agradecimento, salientou que a  educação está nas mãos de vocês, professores. Vocês são um grupo seleto. A Educação é a base de toda a formação do cidadão e é preciso haver, também, o comprometimento e integração de outra Instituição, a família. O caminho percorrido e a percorrer e muito grande Destacou o planejamento e a organização das Escolas, a funcionalidade e a satisfação em ver que a Educação em Doutor Ricardo crescendo e sendo valorizada. Agradeceu também as merendeiras que estavam presentes.   A Administração se sente honrada e estamos fortalecendo ainda mais a Educação em nosso Município. Acreditamos que a transformação do cidadão inicia na base ,  referindo-se a integração família/escola.

O Ex-diretor da Escola Estadual de Ensino médio Doutor Ricardo, Professor Lauri João Nardi, na sua mensagem disse que a maior valorização dos educadores está no  brilho do olhar dos estudantes. Essa é a maior vitória. É o verdadeiro ensinar, o verdadeiro aprender. É saber abrir o coração para ensinar e aprender. Precisamos nos valorizar como professor. Enquanto vemos e percebemos o brilho no olhar dos nossos alunos, seremos eternos professores.

A professora Vania Cima, Coordenadora de Projetos da Administração, iniciou o trabalho na Educação desde o início do Município.  Uma semente foi plantada e hoje estamos colhendo os frutos .  Também fez referência as edições de livros, revista e CDs já lançados e que hoje servem até para estudos de encontros pedagógicos de escolas da região.

E assim foi a confraternização comemorativa ao Dia do Professor em Doutor Ricardo.

Data de publicação: 15/10/2009